terça-feira, 7 de agosto de 2012

Roteiro de Apresentação de Trabalho Bimestral - 2° Ano


Trabalho Bimestral de Geografia – valor: 60 pontos

Segundo o IBGE - Regiões do Brasil (oficial)

ü  Região Norte (7 alunos)

ü  Região Nordeste (9 alunos)

ü  Região Sudeste (4 alunos)

ü  Região Centro-Oeste (3 alunos)

ü  Região Sul (3 alunos)

Região Geoeconômica (não oficial)

Ø  Região Geoeconômica da Amazônia (3 alunos)

Ø  Região Geoeconômica do Nordeste (3 alunos)

Ø  Região Geoeconômica do Centro Sul (3 alunos)

O que deverão fazer:

1 – Organize - se em grupo de acordo com o descrito nos parênteses e os temas escolhido pela equipe.

2 - Reunidos em seus respectivos grupos e com seus temas do trabalho definidos, deverão pesquisar sobre o assunto, conforme o roteiro abaixo.

a)     Quem é o órgão responsável pela regionalização?

b)    Que critérios foram usados para fazer a regionalização do Brasil?

c)     Pesquisar sua região – clima, vegetação, hidrografia, relevo, economia.

d)    Cada integrante do grupo vai pesquisar um determinado estado da sua região.

e)     Fazer um vídeo – na qual os alunos deverão aparecer explicando o conteúdo e acrescentar informações sobre culinária, curiosidades, cultura e população de sua região / estado.

3 – Uma vez pesquisado a respeito dos quesitos acima, deverão preparar um seminário para ser apresentado para todos na sala. TODOS deverão falar, pois a nota de apresentação será individual.

4 – Deverão preparar um resumo de uma folha (pode ser frente e verso) que será OBRIGATORIAMENTE entregue para cada aluno da sala. A FALTA DESTE RESUMO DISPONIBILIZADO A TODOS INABILITA A APRESENTAÇÃO DO TRABALHO. No resumo deverão estar respondidos os quesitos propostos acima de modo bem sucinto. Assim como, a não produção do vídeo também impossibilita a apresentação do trabalho e consequentemente não terão outra oportunidade de apresentação, portanto, sem nota.

5 – Todos deverão, obrigatoriamente, entrar no blog: http://geografiacomprofessoramirian.blogspot.com.br/ - e postar suas interpretações sobre o os trabalhos apresentados em sala.

6 - Normas para elaboração do resumo:

Ø  Deve ser digitado no programa word, fonte arial 10, margens: direita, esquerda, superior e inferior: 2,0 cm. O texto deverá estar justificado e com recuo de parágrafo de 2,0 cm.

7 – Orienta-se que todos se reúnam para a elaboração do seminário, porque se algum aluno faltar na data de apresentação, sua parte da fala deverá ser transferido para os demais alunos, sem prejuízo, nem ao tema, nem para a sala de aula e nem mesmo ao aluno faltante.

Aluno faltante na data de apresentação, como proceder:

No prazo de 24 horas, impreterivelmente, deverá apresentar ATESTADO MÉDICO ou ATESTADO DE ÓBITO DE FAMILIARES, e imediatamente, deverá trazer um trabalho escrito e individual sobre o tema. Este trabalho, após ser entregue, deverá ser apresentado na íntegra, individualmente. Isto é, ao faltar, o aluno faltoso, sai do grupo e refaz no prazo de 24 horas o trabalho de modo individual, devendo seguir os mesmos critérios (material para a sala (resumo com suas palavras), apresentação integral e individual além do TRABALHO ESCRITO AO PROFESSOR).

SEM ATESTADO – Considerando que o aluno tenha participado de todo o procedimento e por ventura tenha faltado sem justificativa plausível, será atribuído metade da nota do grupo sem a nota da apresentação evidentemente visto que não terá mais tempo hábil para se apresentar.



DATA DA APRENTAÇÃO:________/_______/2012.



Critérios de Avaliação



Item
Atividade
Nota Máxima Atribuída
01
Respostas aos quesitos indagados
10 pontos
02
Resumo entregue para todos os alunos da sala e para a professora
10 pontos
03
Apresentação do seminário (nota individual – será avaliado: preparação, desenvoltura, coerência, sequencia lógica de exposição de conteúdos.
10 pontos
04
Apresentação do vídeo
10 pontos
05
Participação no blog - sobre o seu tema
10 pontos
06
Participação no Blog – sobre o tema dos colegas: mínimo 2 comentários em temas diferentes
10 pontos
Total
60 pontos



Em tempo: Aos alunos que fizerem apenas leitura do conteúdo, sem explicação durante a apresentação, a nota será 0 (zero), na apresentação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário