sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Trabalhos 2°A - Regiões do Brasil

 
 Resumo da apresentação do grupo que representa a região norte do Brasil.
 
A seguir, vídeo explicativo do conteúdo
Região Norte
 
Região Centro - Oeste
 
Região Geoeconômica do Nordeste
 
Região Sul
 
 
Região Geoeconômica Centro-Sul
 
 
 
 
 
 

16 comentários:

  1. Grupo da Região Centro-Oeste!
    O trabalho acima ficou bem explicado,de uma forma bem compreensiva,ficou muito bom.Parabéns a todos do grupo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem foi o aluno que postou o comentario? O que você entendeu? Quero que você escreva também, neste espaço a sua compreensão do trabalho da equipe.
      Obrigada
      ProfªMirian

      Excluir
    2. Esse aluno que não se identificouno comentario ficou sem a nota, pois foi impossível adivinhar o autor.
      Obrigada

      Excluir
  2. http://www.youtube.com/watch?v=0g19fpHGlMM&feature=relmfu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roberta, esse link que você enviou para o blog, é sobre o que? Você não colocou nenhum comentário. É necessário identificar.

      Excluir
  3. Alexsander Gonçalves n:35 2A
    o trabalho ficou muito bom fácil de entender sobre a região norte sua vegetação ,hidrografia etc.
    parabéns para todo o grupo,mas acho que vocês deveriam ter comentado sobre outras características sobre a região norte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alexsander, ficou faltando sua análise sobre a região norte. Você diz que ficou fácil de entender, mas o que você entendeu?
      Obrigada!

      Excluir
  4. Alexsander Gonçalves n°35 2A
    Centro-Oeste é umas das cinco grandes regiões em que é dividido o Brasil.
    A Região Centro-Oeste é dividida em 4 unidades federativas: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal, onde fica Brasília, a capital do país. Com uma área de 1.606.371,505 km², a Região Centro-Oeste é um grande território, sendo a segunda maior região do Brasil em superfície territorial.
    possui a segunda menor densidade populacional, perdendo apenas para a Região Norte. Por abrigar uma quantidade menor de habitantes, apresenta algumas concentrações urbanas e grandes vazios populacionais. É a única região brasileira que faz fronteira com todas as demais.

    Centro-Oeste é umas das cinco grandes regiões em que é dividido o Brasil.
    A Região Centro-Oeste é dividida em 4 unidades federativas: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal, onde fica Brasília, a capital do país. Com uma área de 1.606.371,505 km², a Região Centro-Oeste é um grande território, sendo a segunda maior região do Brasil em superfície territorial. Por outro lado, é a região menos populosa do país e possui a segunda menor densidade populacional, perdendo apenas para a Região Norte. Por abrigar uma quantidade menor de habitantes, apresenta algumas concentrações urbanas e grandes vazios populacionais. É a única região brasileira que faz fronteira com todas as demais.

    Relevo:Como em quase todo o território brasileiro, o relevo da região é marcado por unidades suaves, raramente ultrapassando mil metros de altitude. O relevo da Região Centro-Oeste é composto por três unidades dominantes:Planalto Central,Planalto Meridional e Planície do Pantanal.

    Clima:O clima da região Centro-Oeste do Brasil é tropical, quente e chuvoso, sempre presente nos Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás. A característica mais marcante deste clima quente é a presença de um verão chuvoso, entre os meses de outubro a março, e um inverno seco, entre os meses de abril a setembro.
    O noroeste da região, ocupado pela Amazônia, é abrangido pelo clima equatorial, e o restante pelo clima tropical. As temperaturas, são mais altas do que no sul.

    Hidrografia:A Região Centro-Oeste é drenada por muitos rios, agrupados em três grandes bacias hidrográficas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Repetiu o 1° paragrafo duas vezes.
      Ok

      Excluir
    2. Nome:Lilian Vieira n°22 2°A
      Os trabalhos em modo geral ficou muito bom e dinamico
      e eu consegui aprender os modos de cada cultura das pessoas de cada região.
      Todos estão de parabéns.

      Excluir
  5. Sabrina P.M. Divino N*30 2*A
    Centro-Oeste
    O trabalho ficou fácil de ser compreendido e interpretado,mas poderia estar mais detalhado.Citou as comidas tipicas,danças,e algumas peças teatrais...Mas por outro lado deixo a desejar nos pontos turísticos!
    Os outros trabalhos ficaram bons!...Explicaram bem o conteúdo,e os videos foram de qualidade,mas faltou imagens nos primeiros videos.

    ResponderExcluir
  6. Gabrielle Tomoto, 10
    Faltou algumas informações em todos os trabalhos, porém entendi que:
    Região norte: é uma mistura de culturas, comidas típicas, que contou com a contribuição de muitos povos, como os indígenas, africanos. A região tem como principal rio o amazonas e Tocantins é o lugar com maior preservação ambiental, mas também tem desmatamentos causados principalmente pela agricultura e pecuária.
    Região Sul: é a região com maior número de alfabetização, com uma renda familiar na média. Tem algumas usinas hidrelétricas importantes para o páís e ssua capital é Curitia.
    Região Centro oeste:é o segundo maior estado, porém o menos populoso, em parte de seu território se encontra a amazonas, por ter pouca população a região não tem grandes influências econômicas.

    ResponderExcluir
  7. Roberta Turino. Nº 28. 2ºA.

    Região Geoeconômica do Nordeste.


    Meu trabalho não ficou do jeito que eu que eu queria, pois tinha muitas coisas sobre o Nordeste e nem todas falavam da região Geoecônomica, e eu fiz falei muitas coisas erradas, as certas estavam no video, mais ele nao rodo na tv...
    Mais mesmo assim eu achei que ele ficou bom nas partes certas, e nas erradas. Mia na proxima vou melhorar e procurar fazer as coisas certas!

    Os outros..
    Achei que ficou muito bom o trabalho de todos, muito bem explicado, bem detalhado, apesar da falta de fotos em alguns, mais ficaram legais. As explicações das regiões, os costumes, a culinaria, tudo ...
    Eu adorei todos.

    ResponderExcluir
  8. Silvio Rafael nº31 2ºA

    Acho que faltou algumas informações nos trabalhos,mais imagens nos videos e mais explicações, mas foi muito bom o trabalho,e eu entendi que:

    A Região Norte, é dividida em 7 estados,possui influencias indigenas como na culinaria,é banhada pelos grandes rios da bacia amazonica e do tocantins,apresenta clima equatorial e a região sofre um grave problema de poluição nos rios pelo mercurio.

    A Região Nordeste é formada por 9 estados,é banhado pelo oceano Atlantico,apresenta caracteristicas fisica e socieconomicas que variam de acordo com a região,exploração de petróleo e a agricultura e a pecuaria é prejudicada pela irregularidade das chuvas.

    Região Centro-Oeste é formado por 3 estados e o distrito federal,faz fronteira com todas as regiões do brasil,relevo é de altitudes suaves,clima tropical,continental e sem-úmido,uma vegetação variada,embora a vegetação caracteristica é o CERRADO,é uma consequencia dos solos sedementares permeaveis e é formada por campos naturais úteis para a criação de gado.

    A Região Sudeste é formada por 4 estados,é a mais populosa e a mais rica do brasil,a mais evoluida economicamente do país,situa-se na parte mais elevada do planalto atlantico e a agricultura de elevado padrão tecnico e boa produtividade.

    A Região Sul destaca por apresentar as mais elevadas taxas de alfabetização de expectativa de vida do brasil,tendo também o maior índice de desenvolvimento humano,agricultura é desenvolvida em áreas florestais,policultura é a pratica comum da região,é a segunda mais industrializada do país,cultura artística da região é muito rica,justamente por ter recebido influencia de diversas colonias de imigrantes e a cultura gaúcha é muito forte e influencia toda a região.

    E todos os trabalhos ficaram ótimos,Parabéns a todos!

    ResponderExcluir
  9. Gustavo Batista de Oliveira nº11 2ºA26 de setembro de 2012 às 06:10

    Gustavo Batista nº 11 2ºA

    Os Trabalhos ficaram bons, mas poderia ter mais informações sobre os pontos turísticos nas regiões.
    Mas de um modo geral os trabalhos ficaram fáceis de serem entendidos, pois as equipes que apresentaram souberam explicar com clareza para que facilitasse o entendimento da sala. Entendi que :
    Região Sudeste: É a região mais desenvolvida de todo o Brasil.
    Região sul: Suas hidrelétricas são muito importantes para o país, a região com o maior numero de alfabetização.
    Região centro-oeste: Uma região sem grandes influências econômicas e a menos populosa do Brasil.
    Região Norte :A região com maior preservação ambiental, seus principais rios são os rios Tocantins e o Amazonas, uma região com muitas influencias indígenas e africanas.

    ResponderExcluir
  10. Os demais alunos tem o roteiro do trabalho,sabiam da necessidade de postar os comentarios; não postaram a atividade e eu levei até ao laboratório para fazer essa tarefa, muitos disseram que iriam fazer em casa e não fizeram a tempo de lançar a nota.
    Atividade encerrada.

    ResponderExcluir