segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Paises Emergentes - Brics


Clique no link abaixo:























42 comentários:

  1. Greicy Lírian Freitas dos Anjos n°08 turma: 2°BI10 de setembro de 2012 às 16:29

    Análise do texto BRICS

    O termo BRIC foi criado em 2001 pelo economista inglês Jim O’Neill para fazer referência a 4 países que são o Brasil, Rússia, Índia e China que se destacaram pelo seu rápido crescimento das economias. Em Dezembro de 2010 a Bric convidou a África do Sul para fazer parte do grupo, a partir daí Bric ganhou mais uma sigla o “S” para África do Sul. Estes países não compõem um bloco econômico e sim uma associação comercial onde apresentam situação econômica e índices de desenvolvimento parecidos, até 2050 esses países podem chegar a ficar entre as 10 principais economias do mundo. Eles formam uma espécie de aliança que busca ganhar força no cenário político e econômico. Tirando a África do Sul, o Brasil, Rússia, Índia e China representam mais de um quarto da área terrestre do planeta sendo a China representada mais de um quinto da população mundial.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Greicy, falta o comentário do link e do vídeo.
      Obrigada

      Excluir
  2. Joice Piedade N°13 Turma: 2°IB11 de setembro de 2012 às 13:50

    Sobre o texto: Ao contrario do que muitos pensam o Brics não é um bloco econômico, e apenas compartilha situações econômicas com os outros 3 países e que na verdade agora quatro, pois foi enviado o convite para a America do Sul, dando origem ao 'S', os Brics vem crescendo muito e vem influenciando já em algumas decisões
    mundiais. Resumidamente, eu acho mesmo que o Brasil e o resto do Brics tem um grande potencial mesmo de ser um dos melhores no mundo e de abrangerem quase metade do espaço territorial e cada vez mais tomando espaço no mundo.
    Sobre o Link: achei muito interessante pois é uma forma diferente e criativa de se ensinar, pois ficamos curiosos para saber logo o que vem escrito nos próximos itens e também abrange pequenos assuntos mais detalhadinhos sobre cada pais individualmente, como a economia,Produtos agrícolas,reservas de minerais, Industria bílica e etc..
    Sobre o vídeo: Nossa, super detalhado sobre as apresentações feitas em sala, ta explicando para não se confundir área de livre comércio com os processos de formação econômica e os blocos econômicos. Foi bom ter visto este vídeo como um complemento do conteúdo trabalhado em sala, pois explica melhor, sem barulhos e coisas pequenas que muitas vezes os alunos não se interessam em falar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joice, o convite foi feito a África do Sul. A América do Sul é um continente, não é país. A América do sul é composta por 13 paises, inculindo o Brasil que faz parte do Brics.
      Quanto ao link, quais informações você considerou importante e porque?
      Sobre o vídeo, o que você poderia acrescentar de informação importante/relevante para completar o conteúdo discutido em sala?
      Obrigada

      Excluir
  3. link
    Sobre os paises
    Brasil
    produtor agricola,parque industrial diversificado, grandes reservas minerais e grande mercado consumidor.
    Russia
    grandes reservas de petroleo e gas natural, segunda maior produtor de petroleo do mundo, maior reserva de gas natural do planeta e grande mercado consumdor.
    China
    mão de obra abundante, alto investimento em ecnologia e infraestrutura, grande numero de investidores, 99,8% dos jovens alfabetizados e 10% da população vive abaixo da linha da pobreza.
    India
    profissionais qualificados (informática), grande parque industrial e grande mercado consumidor.
    Africa do Sul
    petroquimicas e siderurgicas, fabricas alimenticias e têxteis, setores agricola e industrial em desenvolvimento, mão de obra barata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que você entendeu sobre isso que você escreveu? Por favor, coloque sua análise também Iara.
      Obrigada

      Excluir
  4. Video
    muito bem explicado falam de todos os blocos com clareza, facil de entender e informações importantes.
    blocos economicos:
    União Européia
    15 países membros é um bloco comum e mais antigo,tem moeda unica no bloco apenas a Gran Bretanha e Dinamarca não aceitam usar pois pode haver uma perca cultural e historia do país.
    Mercosul
    Criado em 1991 pelo Tratado de Assunção, zona de livre comercia países membros: Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.
    Nafta
    paises membros: EUA,Canadá e México em 1994,zona de livre comercio. O México acaba ficando dependente dos EUA.
    APEC
    1989 Zona de livre comercio 20 países membros, age masi como um forum de discução, e não há obrigação contratual dos países membros.
    ALCA
    Ainda em desenvolvimento, deveram participar todos os países da America menos a Cuba.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por que esses blocos foram criados? Qual o objetivo desses blocos? Quais os aspectos positivos e negativos?
      Obrigada

      Excluir
  5. análise do texto
    Muito bem elaborado explica e esclarece as todas as duvidas.
    O Brics composto por Brasil, Russia, India, China e Africa do Sul. Não é um bloco economico esses paises apenas compartilham de uma situação economica com índices de desenvolvimento e situações aconomicas parecidas. Esse grupo tem um potencial para "mudar o mundo".
    Entre os paises membros há algumas diferenças exemplo: Russia, India e China que são grandes potencias militares, sempra ingajados em termos armamentista, bem diferentes do Brasil que nunca seguiu essa linha.
    Juntos esse paises estão "convertendo" seu crescente poder economico em uma maior influência geopolitica.

    ResponderExcluir
  6. Aylla Carolina N°04 2°IB-ADM14 de setembro de 2012 às 16:10

    Análise do Conteúdo:
    O conteúdo é fácil de ser compreendido, e resumidamente explica que os BRICS são compostos por 4 países: Brasil, Rússia, Índia e China. Mas não formam um bloco econômico, e sim apenas compartilham uma situação econômica com índices de desenvolvimento e situações econômicas parecidas, procurando formar uma aliança (um clube político). O processo de desenvolvimento econômico dos BRICS é crescente e já influenciou algumas decisões mundiais. Os BRICS também são vistos como um grupo com potencial para "mudar o mundo".
    Mas também existem diferenças entre os BRICS, por exemplo, a Rússia, a China e a Índia tem grandes potências militares, diferente do Brasil. E a África do Sul estavacom um programa nuclear na déc. de 70. Mas desmanchou o programa em 1991, por assinar um contrato de "Não-Proliferação de Armas Nucleares".
    Os Governantes dos BRICS são: África do Sul (Presidente: Jacob Zuma), Brasil (Presidente: Dilma Rousseff), Índia (Presidente: Manmohan Singh) e Rússia (Presidente: Vladimir Putin).

    ResponderExcluir
  7. Aylla Carolina N°04 2°IB-ADM14 de setembro de 2012 às 16:11

    Análise do Link:
    O link é um simulador animado e prático onde mostra as localizações (países participantes) dos BRICS, trazendo informações sobre o desenvolvimento e características de seus países integrantes que eram desconhecidas por mim, como:
    Os BRICS: Serão peças-chaves de uma nova ordem de consolidação do fortalecimento econômico e político de países emergentes.
    Brasil: Produtor Agrícola, possui um Parque Industrial diversificado, possui também grandes reservas minerais e têm um grande mercado consumidor.
    Rússia: Possui grandes reservas de petróleo e de gás natural, é o segundo maior exportador de petróleo do mundo, é a maior reserva de gás natural do planeta e têm um grande mercado consumidor.
    Índia: Profissionais qualificados (referentes à informática), possui um grande parque industrial e têm um grande mercado consumidor.
    China: Possui mão de obra abundante, têm um alto investimento em tecnologia e infraestrutura, possui Indústria Bélica, Grande número de investidores estrangeiros, 99,8% dos jovens são alfabetizados e 10% da população vive abaixo da linha da pobreza.
    África do Sul: Possui petroquímicas, siderúrgicas, fábricas alimentícias e têxteis, setores agrícola e industrial em desenvolvimento, mão de obra barata e têm um nível tecnológico elevado.

    ResponderExcluir
  8. Aylla Carolina N°04 2°IB-ADM14 de setembro de 2012 às 17:15

    Análise do vídeo:
    Vídeo auto-explicativo, onde resumidamente aponta o resultado da globalização nas últimas décadas, que é a formação dos blocos econômicos: União Européia, MERCOSUL, NAFTA e ALCA. O poder e a força de um bloco econômico estão relacionados ao grau de influência desse bloco no sistema internacional, fazendo com que os países mais ricos levem mais vantagem sobre os países pobres.
    Aponta também que a “Expansão do comércio” não é a mesma coisa de “Zona livre de comércio”. Pois, a Zona livre de comércio possui ausência de barreiras e tarifas aduaneiras para as mercadorias produzidas na própria zona.
    *União Européia: Formada por 15 países, sendo assim o bloco mais antigo, mas só em 1992 passou a ser chamado de União Européia. É um bloco de democracias européias que buscam paz e prosperidade, e vai além de qualquer outra organização internacional. É um exemplo de mercado comum, ou seja, possui livre circulação de bens e de pessoas. Possui uma moeda única (Euro), somente a Grã-Bretanha e Dinamarca que não estão de acordo, alegando que a mudança da moeda pode levar a perda da identidade histórica cultural do país.
    *MERCOSUL: Criado em 1991 pelo Tratado de Assunção, como uma área de livre comércio entre Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. É um exemplo de União aduaneira. É o 4° Maior bloco econômico do mundo e seus objetivos principais são: Permitir o desenvolvimento tecnológico de seus membros, garantir a maior competitividade desses países no mercado internacional, e consolidar a democracia da América do Sul. Mas o MERCOSUL teve alguns obstáculos que atrasaram sua consolidação, como a desvalorização da moeda brasileira e o colapso argentino. Somente se recuperou depois de um período de instabilidade econômica.
    *Comunidade Andina: Criada em 1969 com a assinatura do Acordo de Cartagena. Formada por: Bolívia, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela. Seu objetivo é formar um Mercado Comum Latino Americano.
    *NAFTA: Formada por Estados Unidos, Canadá e México. Eu objetivo é construir uma Zona de Livre Comércio (Eliminação de barreiras nas transações de bens, serviços e capitais até 2005) entre os três países da América do Norte.
    *ASEAN: Surgiu em 1967 com a declaração de Bangkok. Formada por Cingapura, Indonésia, Filipinas e Tailândia. Seu objetivo era assegurar o desenvolvimento econômico e a estabilidade política da região.
    *APEC: Surgiu em 1989 como um subproduto da ASEAN. Seu objetivo é criar uma Zona de Livre Comércio até 2020, envolvendo 20 países. Funciona mais como um Fórum de discussão, do que uma área de comércio, e funciona também sem obrigação contratual entre seus membros.
    *ALCA: Proposta durante a Cúpula das Américas em 1994, em Miami. Seus membros foram todos os países do continente americano, menos Cuba. Seu objetivo é formar uma Área de Livre Comércio para as Américas até o final de 2005. O Brasil é contra a implementação da ALCA, muitos brasileiros acreditam que ela pode ser prejudicial ao MERCOSUL.

    ResponderExcluir
  9. Jéssica Oliveira N° 11 2°IB
    Ánalise do texto: Bric's é uma sigla que se refere
    Brasil,Rússia e China e se destacaram pelo rápido crescimento das suas econômias, a Bric's apenas compartilha de uma situação econômica com índices e desenvolvimento e situações econômicas parecidas.O processo de desenvolvimento econômico dos Bric's é crescente e já vem influenciando algumas decisões mundiais.
    Os Bric's são vistos como um grupo com potencial para ''mudar o mundo''
    - Eu achei muito interessante a Bric's pelo fato do crescimento das econômias crescerem tão rápido , e como falaram a Bric's é muito importante tanto que está sendo vista como um potencial para ''mudar o mundo'' e também o contéudo colocado aqui deixa tudo muito claro , tira todas as dúvidas sobre a Bric's e mostra como ela influência em outros países e tudo mais.

    ResponderExcluir
  10. Ánalise do link : Na minha opinião primeiramente eu achei super criativo este link e muito interessante pelo fato dele trazer coisas novas e um modo de se interessar mais pelo assunto , achei legal a respeito da China que entrou para a Bric's e o desenvolvimento dele pelo tempo que está na Bric's pelo que o país trouxe várias coisas para a bric's.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Trouxe que coisas Jéssica? Procure relatar de maneira clara suas impressões sobre a importância econômica de cada país no bloco.
      Obrigada!

      Excluir
  11. Análise do vídeo : O que mais me chamou atenção foi como os blocos econômicos interferem e influênciam outros paises e claro que os p~´ises mais ricos levam vantagens sobre os mais pobres, os EUA e a Europa naõ tem acordo de livre comércio.
    E esse vídeo é muito interessante ele fala detalhadamente cada tema como zona de livre comércio , União aduaneira enfim..
    O mercosul é o 4° maior bloco econômico do mundo.
    Uma análise que eu fiz foi que o país tanto do bloco econômico como não vem se desenvonvendo e trazendo sempre coisas novas, é isso acho legal também lembrar que grande parte desse assunto tratato na sala fala aqui tmb e explica bem detalhado pra poder ver tudo , e acho que a gente podia na sala de aula sempre pegar um assunto assim como foi feito com Bric's e comentar é um modo bem interessante de se aprender mais.

    ResponderExcluir
  12. Gabriel Moreas Nº: 7 Turma:2 º I.B

    texto BRICS: Como o texto diz, o BRICS e formado pelo Brasil, Índia,Russia,China ,ambos países tiveram um crescimento rápido na economia, e foi criada pelo economista Jim o. Neill no ano de 2011m,eles não são um bloco econômico, só tem o desenvolvimento de sua economia parecida ,a Africa do Sul foi convidada por Yang Jiechi para participar do grupo ,assim a sigla do grupo ganhos um 'S' no final,como e falado no texto esse grupo tem a força e o potencial para 'mudar o muno' , assim em 2050a economia do BRICS pode ser uma das economias dos países mais ricos do mundo se seu crescimento e desenvolvimento continuar rápido assim .
    vídeo :o vídeo destaca bem os blocos econômicos ,nos fizemos e apresentamos trabalhos sobre os blocos econômicos,o vídeo detalha bem cada um ,sua data de criação ,suas características ,e eu considero um complemento ao que foi estudado ,o vídeo fala também sobre os acordos e as fases que o BRICS passou , que são :
    -Zona de Livre Comercio
    -União Aduaneira
    -Mercado Comum
    Que para mim são um complemento sobre o assunto ,por que mostra a importância do BRICS,e por que ele em 2050 acabara se tornando uma das maiores economias do 'Mundo'.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriel, seu texto está bom!
      Obrigada.

      Excluir
    2. Gabriel,esqueci de anotar, faltou a análise do link.
      Obrigada!

      Excluir
  13. Joice Piedade N°13 Turma: 2°IB17 de setembro de 2012 às 15:18

    RESPONDENDO A SUA PERGUNTA:
    Perdão, escrevi o nome errado, mais sabia des de o principio de que se tratava da Africa do Sul,enquanto as informações do link eu achei interessante ter escrito um pouco sobre a economia de cada pais, como na Africa do Sul a mão de obra barata, na China a mão de obra abundante e quase todos alfabetizados, na India grandes mercados consumidores e na Russia a maior reserva de gás natural do mundo, pois interessa a nós brasileiros, por que estes paises estão com uma união conosco e todos tem algo valioso e diferenciado do resto e que unido com os paises da Bric formaram uma fortissima união na minha opinião.
    Em relação ao video, como eu falei acima de forma geral, ele ja começa o video explicando para não não se confundir área de livre comércio com os processos de formação econômica e os blocos econômicos, saber diferenciar as fases do processo de integração entre os paises, achei bem interessante a parte que fala que a União Européia é o bloco mais antigo do planeta e tem apenas 15 países, blocos como o mercosul se organizam cada vez mais para lidar com os desafios da globalização, o mercosul é um exemplo da união aduaneira e de que ele busca se aproximar de outros blocos e até outro bloco que é o ASEAN que nunca ouvi falar e diversas outras informações pequenas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Logo imaginei Joice, mas eu não poderia de deixar de colocar a observação para que você pudesse colocar com suas palavras sua observação.
      Obrigada!

      Excluir
    2. Esqueci de observar: agora sua tarefa esta cumprida e de boa qualidade.
      Obrigada

      Excluir
  14. Raysa Jhenny Chen nº 26 turma 2º IB17 de setembro de 2012 às 16:30

    Analise do texto :

    Brics é uma sigla que se refere a Brasil, Rússia, Índia e China que se destacaram pelo seu rápido crescimento das economias em 2001. Esses países não compõem um bloco Econômico, apenas tem um índice de desenvolvimento econômico e situação econômica parecida. Em dezembro de 2010, a Bric convidou a Africa do Sul par6a fazer parte do grupo e por isso a sigla ganhou um S. A Brics é vista como um potencial para mudar o mundo. E em termos demográficos a Brics tem os dois paises mais populosos e outros dois de população consideravel. Em 16 de junho de 2009 a Bric realizou sua primeira reunião na Rússia. E Juntos esse paises estão convertendo seu crescente poder economico em uma maior influência geopolitica.

    ResponderExcluir
  15. Raysa Jhenny Chen nº 26 turma 2º IB17 de setembro de 2012 às 17:23

    Analise Video :
    Os meiores resultados da globalização nas utimas decadas sao a formação dos blocos economicos, eles interferem nas relações internacionais por estarem relacionados ao grau de influencia, assim os blocos de paises mais ricos levam vantagens sobre aqueles formados por nações mais pobres. Quando criada a OMC , ela se esforçou para criar regras mundias que diminuíssem as disputas comercias entre os países.
    - ZONA DE LIVRE COMERCIO - mercadorias circulam livremente sem barreiras e tarifas aduaneiras .
    - UNIAO ADUANEIRA - tarifa externa comum e diferenciado dos diversos paises d mundo as tarifas para importação e exportação é igual em toda a area da União Aduaneira.
    - MERCADO COMUM - Alem dos beneficios da zona de livre comercio e a uniao aduaneira , tem a livre circulação de bens entre o paises membros.
    - U.E - bloco de democracia europeias empenhadas num projeto comum de paz e prosperidade, é formado por 15 paises, é o bloco mais antigo do planeta. Em 2002 finalmente começa circula a moeda unica do bloco, chamada de EURO.
    - MERCOSUL - criado em 1991 pelo tratado de assunção como uma area de livre comercio entre o Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai. E um exemplo de união aduaneira é o 4 º maior bloco economico do mundo . 3 objetivos principais :
    * permitir o desenvolvimento tecnologico dos seus membros ;
    * garantir a maior competitividade desses na paises no mercado internacional; e
    * consolidar a democracia na America do Sul.
    - COMUNIDADE ANDINA - criado em 1969 bloco formado por 5 paises, lutam por uma maior participação no processo de integração regional , com o objetivo de formar mercado comum norte americano .
    - NAFTA - formado por 3 paises desde 1994 . Objetivo é construir uma zona de livre comercio entre 3 paises da america do norte , visando a eliminação de barreiras até 2025.
    - APEC - 1989 Zona de livre comercio 20 países membros.
    - ALCA - Ainda em desenvolvimento, deveram participar todos os países da America menos a Cuba.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raysa, a analise do vídeo ficou boa. Faltou a análise do link sobre os Brics.
      Obrigada!

      Excluir
  16. BRIC é uma sigla que se refere a Brasil, Rússia, China e Índia. O termo BRIC foi ‘’criado’’ por Jim O’Neill através de um estudo feito em 2001.
    Ao contrário do que muitas pessoas pensam o BRIC não é um bloco econômico.
    Esses países são conhecidos pelo rápido crescimento e desenvolvimento de suas economias. Os países componentes do BRIC’s apenas possuem economias parecidas
    Até 2010 o BRIC’s ainda era chamado de BRIC. A letra S foi acrescentada após o convite feito para a África do Sul

    ResponderExcluir
  17. Análise sobre o link

    Muito interessante porque engloba de uma maneira pratica e divertida, TODAS as questões sobre o Bric's.
    O papel de cada país, seus dados, suas principais qualidades economicas, as contribuições de cada pais, as fontes de riqueza de cada um dos países

    Sobre os Países :

    Brasil - Produtor agrícola, grande polo industrial, possui uma grande diversidade, e uma grande riqueza em reservas minerais, grande exportador agrícola.

    Rússia - Possui grnade reserva de petróleo e gás natural, segundo maior produtor e exportador de petróleo do mundo, maior reserva de gás natural do planeta, grande mercado consumidor.

    India - Possui alta qualificação no ramo da informática,grande parque industrial, grane mercado consumidor, nos ultimos anos vem sendo umas das economias que mais crescem em todo o mundo, mão de obra muito bem qualificada

    China - Mão de Obra Abundante e barata, alto poder bélico( Armas ), alto investimento em tecnologia e infraestrutura, 99, 8 dos jovens são alfabetizados, baixo indice de pobreza, economia crescente, 3ª maior produçao industrial

    África do Sul - Mão de obra barata, elevado nivel técnologico, setores agricola e industrial em grande desenvolvimento, grnade produtor agropecuário, cresceu muito economicamente após a Copa do Mundo de 2010

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Texto muito bom e coerente sobre o conteúdo do link.Faltou apenas a análise do vídeo.
      Obrigada!

      Excluir
  18. Greicy Lírian Freitas dos Anjos n°08 turma: 2°BI20 de setembro de 2012 às 17:05

    Análise do Vídeo

    O vídeo se refere aos maiores resultados da globalização , que foi a formação dos blocos econômicos ;

    União Européia - é o bloco mais antigo com 15 países membros é considerado um dos blocos econômicos mais poderosos do mundo , o bloco possui uma moeda única o "euro" que apenas a Dinamarca e a Gran Bretanha não adotou o euro , pois acham que iriam perder a cultura e a história do país.

    Mercosul - Foi criado pelo tratado de Assunção entre o Brasil , Argentina , Paraguai , Uruguai para constituir uma zona de livre comércio.

    Nafta - Reúne os países da América do Norte como , Canadá;Estados Unidos e México e caracteriza-se também como uma zona de livre comércio.

    Alca - Um bloco que ainda esta em desenvolvimento e que deverão participar todos os países da América , menos a Cuba.

    Apec - Bloco de 20 países membros , caracterizado como uma zona de livre comércio que não tem obrigação com os países membros e que age como um fórum de discussão.

    Comunidade Andina - Formado por 5 países , foi criado em 1969 com o objetivo de criar um mercado comum norte americano.

    O poder e a força de um bloco econômico estão relacionados ao grau de influência desse bloco no sistema internacional , levando assim os países mais ricos levar mais vantagens sobre os países mais pobres.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Greicy, sua análise do vídeo ficou bom
      Tarefa cumprida
      Obrigada

      Excluir
  19. Greicy Lírian Freitas dos Anjos n°08 turma: 2°BI20 de setembro de 2012 às 17:32

    Análise sobre o link :

    O link é muito interessante , uma forma inovadora e muito divertida de se aprender , com ele podemos ver a localização dos países que participam dos BRICS (que serão peças - chaves de uma nova ordem de consolidação do fortalecimento da economia e da política de países emergentes)e informações sobre cada um deles.

    Brasil - País produtor agrícola , de grande mercado consumidor , parque industrial diversificado e de grandes reservas mineiras.

    Rússia - Segundo país do mundo de maior produção e exportação de petróleo , com maior reserva de gás natural e com um grande mercado consumidor.

    China - País de mão-de-obra abundante , indústria bélica , com alto investimentos em tecnologias e infra-estrutura , um grande número de investidores estrangeiros , quase todos os jovens alfabetizados e 10% da população abaixo da linha da pobreza.

    índia - País de grande mercado consumidor com profissionais qualificados e grande parque industrial.

    África do Sul - Setores agrícola e industrial em fase de desenvolvimento , uma mão-de-obra barata , elevado nível tecnológico , possuem fábricas alimentícias e têxteis e petroquímicas e siderúrgicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Greicy, sua análise do vídeo ficou bom
      Tarefa executada
      Obrigada

      Excluir
  20. MARCIO ANTONIO FURLAN JUNIOR 2 INTEGRADO NUMERO 18 EXPLICAÇÃO LINK: Bric - grupo formado pelas economias emergentes de Brasil, Rússia, Índia e China. Analistas brasileiros e americanos apostam que os quatro vão continuar crescendo, na contramão da recessão mundial. Neste cenário, o Brasil lidera, ao lado da China, as previsões otimistas, lastreado por um conjunto de fatores estruturais, no qual o sistema bancário tem destaque. À Rússia, coube a liderança no ranking de vulnerabilidade

    ResponderExcluir
  21. Márcio, faltou a analise do texo e do vídeo.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  22. Tempo esgotado para executar a tarefa.
    Obrigada!

    ResponderExcluir