terça-feira, 4 de agosto de 2015

Uso do Cmaptools para fazer Mapa Conceitual

Avaliação de Conteúdo 

Território



Equipe - 3
Giovana C. Tavares, n° 09
Mateus Henrique, n° 28
Matheus Rhuan, n° 29
Luiz Gustavo, n° 25
Victor Zanon, n° 37
Breno Soares, n° 05
Gustavo Marques, n° 12

Lugar



Equipe - 5
Marcely da Silva Gisleri, n° 26



Lugar




Equipe - 6
LUANA, N°24
CARLOS, N°06
BRENDA, N°04
  FRANCIELE, N°07
GIOVANNA, N°10
   NATHALIA  N°31
ALEXSANDER N°01

Região

Equipe - 4 
Joice, n°18
Bianca, n° 03
Greicy, n° 11
Larissa, n° 22
Gian, n° 08
Michel, n° 30
Victor, n° 38

Território

Equipe - 1
Laura Dias, 23
 Lais Cristina, 21
Paisagem

Equipe - 2
Paola, 34
Victor Custódio, 39

Caros alunos!
Não se esqueçam de entrar nas atividades (mapa conceitual) de outras equipes e fazer a contribuição/ participação / interação, enfim, fazer novos comentários sobre o tema do trabalho analisado e estudado. 
Atenção, cada aluno deve entrar no trabalho de outras equipes e fazer suas interações.

32 comentários:

  1. é uma grande extensao de terra ou área de município, distrito, estado, país etc.
    nome :Alexsander N:01

    ResponderExcluir
  2. Território é uma área delimitada e definida pela relação entre diferentes indivíduos ou grupos por exemplo :área de município, distrito, estado, país etc.
    nome:carlos n°06

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Território, segue abaixo o link de um artigo que trata do assunto. É importante ressaltar que: "Território para Darwin em sua teoria do evolucionismo estava mais ligada à questão do espaço onde uma família encontra a sua subsistência. Neste contexto, é importante destacar que o território está associado à sobrevivência da espécie. Em geografia, é importante destacar que ela é resultante do trabalho e das relações de poder que nela acontece. RAFFESTIN (1993, p. 50) já diz que “ (...) o território é a prisão que os homens constroem para si”."

      http://www.ufjf.br/nugea/files/2010/09/A-Geografia-o-conceito-do-territ%C3%B3rio-e-os-processos-de-territorializa%C3%A7%C3%A3o-das-comunidades-quilombolas.pdf

      Excluir
  3. lugar é denominado tudo que está na paisagem a nossos caminhos sendo ele ou não humanizado ou geográfico...sendo assim paisagem cultural

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lugar tambem ta relacionado com os espaços que estamos familiarizados,como,casa,nossa rua nosso bairro e até mesmo nossa escola.
      Nome: Joice Silva n°18

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Sendo assim Giovanna, a paisagem cultural é a paisagem criado pelo homem. Essa construção/transformação é decorrente das necessidades humanas. Podemos dizer também que "O lugar é o espaço possível, é onde podemos compreender a nossa vivência: os problemas nele encontrado, seja esse social ou de infraestrutura. O lugar não se realiza apenas a partir da produção de objetos e mercadorias, mas liga-se cada vez mais à produção de um novo espaço, de uma nova divisão e organização do trabalho, além produzir modelos de comportamento que induzem ao consumo e norteiam a vida cotidiana".
      O link do artigo: "O lugar no/do Mundo", trata desse assunto acima relatado.
      http://www.controversia.com.br/antigo/uploaded/pdf/12759_o-lugar-no-do-mundo.pdf

      Excluir
  4. Lugar também é tudo que vimos, ou que podemos distinguir, sendo florestas, construções e é isso que eu penso sobre lugar.
    Nome: Gian Luca nº08

    ResponderExcluir
  5. Nome: Greicy Daiane G. B. Turma: 1°A.

    Lugar de forma geral, é uma porção do espaço qualquer ou um ponto imaginário numa coordenada espacial percebida e definida pelo ser humano através de seus sentidos.
    Lugar é uma parte do espaço geográfico onde vivemos e interagimos com uma paisagem. Mas o conceito de lugar recebe várias definições na geografia, a depender da tendência de pensamento geográfico considerada.

    ResponderExcluir
  6. Neste artigo http://www.nemo.uem.br/artigos/geografia_conceitos_e_paradigmas_fabio_costa_marcio_rocha.pdf Trata do assunto sobre Lugar,
    Lugar é onde habitamos casa e etc, tudo oque esta na paisagem denomina-se lugar ...

    Hadassa Caroline n:13

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hadassa, preciso que você leia o artigo e faça uma explicação do tema.
      Professora Mirian

      Excluir
    2. TAREFA SEM AVALIAÇÃO HADASSA. PRECISA REVER

      Excluir
  7. Paisagem
    Quando falamos em paisagem, é rápida a imagem que vem a nossa cabeça de lugares “bonitos”, gramado, árvores. É sempre o mesmo vislumbramento, é sempre algo relacionado a natureza:, árvores, cursos de água, prados e searas, colinas e casas e outras mil alterações da luz e das nuvens. Dificilmente alguém relata a paisagem como algo ligado aos elementos também criados pela sociedade, ou algo ligado aos nossos sentimentos.
    No artigo, ”A Filosofia da Paisagem”, busca um novo olhar ao conteúdo particular do campo Visual. É possível perceber no texto “ A nossa consciência, para além dos elementos que compõem a paisagem”.
    Segue o link para aprofundar o assunto:
    http://www.lusosofia.net/textos/simmel_georg_filosofia_da_paisagem.pdf

    ResponderExcluir
  8. Espaço Geográfico
    O espaço geográfico é visto como a transformação contínua das relações sócio-espaciais e as relações econômicas, políticas e culturais de uma sociedade. É ainda importante ressaltar que o homem transforma o meio através da técnica e aplica-a na sociedade enraizando-a nas suas ações e incorporando como ferramenta de construção social. La Blach, entende que o espaço é o lugar onde habita o diverso e é sinônimo de adaptação, ou seja, é onde o homem se adapta a natureza.
    No artigo a seguir citado trata essas informações.
    http://www.unifra.br/eventos/sepe2012/Trabalhos/5199.pdf

    ResponderExcluir
  9. Regionalizar,num sentido simples da palavra – recorte, ou seja, fracionar um determinado lugar com um propósito pré-definido. No artigo: Região, regionalização e regionalidade: questões contemporâneas, de Rogério Haesbaert, diz que: “regionalização” – a região enquanto processo, em constante rearticulação – e da propriedade de “ser” regional, a “regionalidade”, vistos a partir da grande diferenciação cultural e da enorme desigualdade social produzida mesmo num mundo tido como globalizado e, portanto, pretensamente mais homogêneo.
    Abaixo segue o link para aprodundamento do tema:
    http://www.geografia.fflch.usp.br/graduacao/apoio/Apoio/Apoio_Gloria/2013/1s/flg_385/haesbaert_2.pdf

    ResponderExcluir
  10. O conceito de lugar é muito importante para a Geografia, pois representa a porção do espaço geográfico dotada de significados particulares e relações humanas.
    Ketheli n°20

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ketheli, preciso que você leia um dos artigos que publiquei o link e faça um texto (aproximadamente 15 linhas)de reflexão sobre o tema.
      Aguardo a tarefa para avaliação.

      Excluir
    2. KETELI, PRECISA REFAZER SUA TAREFA. ESTÁ SEM AVALIAÇÃO.

      Excluir
    3. A região enquanto entidade geográfica concreta a regionalização enquanto o processo de diferenciação e/ou de recorte de espaços em paralelas coesas ou articuladas regionalidade, enquanto a propriedade do ser regional (especialmente em sua dimensão simbólica e vivida) enfrentam hoje num mundo globalizado reconfigurações que atentam uma crescente complexidade em termo do desenho espacial e o entrecruzamento dos sujeitos e dimensões que as constroem. A região assim, deve ser vista muito mais dentro de um processo mutável dês-articulações, em rede (num jogo nem sempre cociente entre coesões funcionais e coesões simbólicas) , do que nas formações coinais integradas e bem delimitadas com que tradicionalmente era trabalho.
      Nome: Ketheli Nº:20

      Excluir
  11. Paisagem é tudo aquilo que conseguimos ver,muitas vezes a paisagem pode ser modificada,e os motivos são algumas ações humanas que ocorrem.
    Temos dois tipos de paisagens:
    Paisagem natural:Ainda não foi modificada pelo homem.
    Paisagem cultural:A paisagem que já sofreu algum tipo de modificação.
    Nome:Victor Hugo Garcia n°38

    ResponderExcluir
  12. lugar e tudo o que esta a nossa volta seja uma casa, comércio, ou ate um endereço de um lugar desabitado ,lugar também e um espaço ocupado por aguem ou algo lugar, tem relação com espaço geográfico e a sociedade n-39 1-ADM Vitor custodio Marques

    ResponderExcluir
  13. Território se trata da definição de lugares com pessoas morando , pode ser uma área delimitada sob uma posse, seja de um animal ou uma pessoa .No conceito tradicional de geografia, território é usado para estudar as relações entre espaço e poder desenvolvidas pelos Estados, especialmente os Estados nacionais.
    - Nome : Marcely Silva nº26

    ResponderExcluir
  14. ao falar sobre lugar falamos também sobre paisagem
    pois todo lugar em que estivemos podemos observar varias paisagem sendo feias ou bonitas
    Kelly N°19

    ResponderExcluir
  15. A PARTIR DESTE HORÁRIO - 15:26 MIN. ESTÁ ATIVIDADE ESTÁ SENDO AVALIADA APENAS PARA OS ALUNOS QUE MENCIONEI ACIMA QUE PRECISA FAZER AS CORREÇÕES NECESSÁRIAS EM SUAS ATIVIDADES.

    ResponderExcluir