Finalizando o Trabalho da Produção Didática –
Oscar da Geografia - Professora Mirian Santos
Título:
Paisagem, Lugar, Espaço, Território e Região – “Um olhar geográfico para o Lago
Igapó e o Lugar onde Vivo”.
Tempo:
08h/aulas
Objetivos
da atividade: Demonstrar o que pode ser feito com o uso das tecnologias e como
nossos alunos são capazes de produzir quando são estimulados de acordo com seus
interesses;
Valorizar
por meio da criatividade dos alunos o bairro onde vive e da região dos Lagos 1
e 2 que é considerada um ponto turístico em nossa cidade;
Estimular
nos alunos a capacidade de observação do espaço geográfico, preservação
ambiental e produção colaborativa;
Primeiramente será realizado um evento de exposição das
imagens realizadas pelos alunos. Será impresso uma imagem de cada aluno,
referente aos trabalhos realizados e feito uma exposição na escola. A seguir
será realizado um concurso interno na sala de aula para a escolha da melhor
imagem por grupo. Essa imagem irá representar todo o grupo no concurso de
fotografia.
Também será realizado a produção de vídeos dos trabalhos
realizados. Os alunos poderão usar imagens: fotos e filmes das aulas durante a
produção dos trabalhos e das aulas de campo 1 e 2. Esses filmes não poderão
ultrapassar três minutos, para não ficar cansativo. O evento do vídeo será
feito em grupo, podendo cada grupo participar com dois vídeos.
Segue
abaixo o regulamento do concurso de Fotografia e Vídeo
1° Concurso de Fotografia e Vídeo Escolar
PDE –
Programa de Desenvolvimento Educacional / 2014
Tema: Oscar da Geografia - Professora
Mirian Santos
Título: “Um olhar geográfico para o Lago Igapó e o lugar onde
vivo”
Apresentação
O primeiro Oscar da Geografia da
Professora Mirian Santos, visa por meio de fotografia e vídeos mostrar o olhar
da geografia para o espaço geográfico. Tem por objetivo estimular nos alunos, a
criatividade e a capacidade de observação do lugar onde vive. Assim como, a
valorização natural e cultural do lugar onde se localiza a escola e de um ponto
turístico da cidade de Londrina, o Lago Igapó 1 e 2.
Categorias de Inscrição
Categoria única – apenas a turma
onde será aplicado a Produção Didática.
Condições de Participação
As
inscrições serão realizadas em período ainda a definir. Depende do calendário
escolar de 2015.
ü A
participação no concurso está limitada apenas aos alunos onde está sendo
aplicado a Produção Didática. Posteriormente, esse projeto será estendido a
todas as turmas onde a professora PDE/2014 estiver lecionando.
Entrega do Material
Entregar
em mãos para a professora Mirian Santos, um envelope contendo:
- 01 foto impressa em papel fotográfico (tamanho padrão 20x30, sem margens e papel com brilho) por grupo. Enviar uma cópia da fotografia para o e-mail: miriansantos871@gmail.com;
- A foto do grupo deve conter um título e uma descrição do lugar fotografado, contendo no máximo 10 linhas.
- Um pen drive ou DVD, com o vídeo produzido pelo grupo. Sendo que este deve estar devidamente notificado com o nome da equipe e o tema do filme produzido pelos alunos.
- Ficha de inscrição devidamente preenchida (a professora irá entregar para cada aluno a ficha de inscrição da foto; e para cada grupo a ficha de inscrição do vídeo).
Regulamento
A fotografia enviada ao
concurso deverá obedecer os seguintes critérios:
- Deverá ser impressa em cores;
- Não serão aceitas montagens fotográficas produzidas a partir de softwares de edição de imagens;
- Será permitida a inscrição de somente uma fotografia por grupo;
- Deverá ser inédita, não publicada, caso contrário os candidatos serão desclassificados;
- Não poderá apresentar o rosto de pessoas; Salvo exceção se o grupo entregar junto a fotografia a autorização do uso de imagem da pessoa fotografada.
- Deverá estar relacionada ao tema proposto neste concurso;
OBS.:
Todas as fotografias serão expostas em painel na escola e não serão
devolvidas.
O concurso em sala seguirá os
seguintes critérios:
1. Todos
os alunos levarão uma foto impressa e papel fotográfico no padrão 20X30.
2. As
fotos deverão ter um título e uma descrição do lugar fotografado de no máximo
10 linhas.
3. Será
realizada uma exposição no pátio da escola.
4. Os
alunos da sala irão fazer uma escolha por grupo da melhor imagem que
representará toda a equipe no concurso de fotografia que encerrará a
implementação da produção didática.
5. A
escolha da melhor imagem por equipe deverá seguir as seguintes competências:
a)
Relação com o tema estudado;
b)
Criatividade;
c)
Originalidade;
d)
Qualidade da foto;
e)
Técnica;
f)
Estética;
Os
vídeos produzidos pelas equipes deverão obedecer os seguintes critérios:
- Deverão ser produzidos pelas equipes que desenvolveram os trabalhos em sala e nas aulas de campo;
- Deverão usar imagens e filmagens produzidas pelos alunos da equipe;
- Deverão usar o Windons Live Movie Maker, ou programa similar para desenvolver o vídeo;
- É vedada a edição por profissionais da área;
- Será permitida a inscrição de dois vídeos por grupo, com temas diferentes;
- O vídeo deverá ser inédito, não publicado, caso contrário a equipe será desclassificada;
- Os alunos que produzirão o vídeo poderão aparecer nas imagens, desde que tenham autorização para uso de imagens devidamente assinada na escola;
- Deverá estar relacionada ao tema proposto neste concurso;
OBS.:
Todos os vídeos entregues serão postados no blog: http://geografiacomprofessoramirian.blogspot.com.br/
. Não serão devolvidos, lembrando que os materiais serão arquivos do Colégio
Maria José Balzanelo Aguilera.
Critérios de Avalição
1. O júri
do presente concurso será composto por professores do Colégio Maria José
Balzanelo Aguilera, um representante do NRE/Equipe de Ensino/PDE e da CRTE do
núcleo de Londrina.
2. O júri
analisará em todos os trabalhos as seguintes competências:
a. Relação
com o tema do concurso;
b. Criatividade;
c. Originalidade;
d. Qualidade
da foto ou do vídeo;
e. Técnica;
f. Estética;
g. Música
para os vídeos: sem apelo sexual; podendo ser nacional e/ou internacional; com
letra ou orquestrada. (Lembrar de observar os direitos autorais)
Certificação e Premiação
Será
certificada e receberá o Oscar de Prata a melhor fotografia, de cada categoria;
Será
certificado e receberá o Oscar de Prata o melhor vídeo de cada categoria;
Divulgação dos Resultados e Premiação
A divulgação será realizada em evento na própria escola
onde será aplicada essa Produção Didática. O evento se chamará: Oscar de Geografia - Professora Mirian
Santos.
Primeiramente será o julgamento das fotografias. Essa
estará disposição do Júri que ao chegar na escola receberá uma prancha com
envelopes e a ficha de avaliação para cada imagem. O júri terá uma hora para
avaliar as imagens. Terá uma equipe de professores que receberão essas fichas e
contarão as pontuações.
Após essa avaliação, o júri irá se direcionar para a salão
nobre, onde se dará a apresentação do Júri, e também das equipes que produziram
os vídeos e a exibição dos mesmos. Enquanto assiste aos vídeos, o júri estará
avaliando de acordo com os critérios já relacionados.
Depois será dado uma pausa de 30 minutos para que sejam
computados os pontos, e a seguir voltaremos para as premiações. Sendo que,
seguiremos os seguintes critérios:
Ø Primeiro, será certificado e condecorado com medalha e
receberá o Oscar de Prata, a melhor fotografia de cada categoria;
Ø Segundo, será certificado e condecorado com medalha e
receberá o Oscar de Prata, o melhor vídeo de cada categoria;
Ø Terceiro, será certificado e condecorado com o Oscar
dourado, a melhor fotografia que contemple duas ou mais competências do
critério de avaliação.
Ø Quarto, será certificado e condecorado com o Oscar
Dourado, o melhor vídeo que contemple duas ou mais competência do critério de
avaliação.
Disposições Finais
1. A
participação dos concorrentes no concurso presume a aceitação expressa das
disposições contidas neste regulamento.[1]
2. Os
casos omissos no presente regulamento serão decididos pelo Júri.
[1]
1º Concurso de Fotografia ESCOLAR - I JORNADA INTEGRADA DE EDUCAÇÃO SOCIOAMBIENTAL: Escolas e
Universidade juntas para enfrentar os desafios contemporâneos. Promovido pelo
PIBID de Geografia, sob coordenação da profª Jeani D. P. Moura.
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