terça-feira, 5 de junho de 2012

Geodésia

Você sabe o que é Geodésia?

Animação que explica o que é Geodésia e sua aplicação nos estudos das feições terrestres e da criação de referências para a localização no Planeta.
Educação Básica::Ensino Fundamental Final::Geografia::Cartografia como instrumento na aproximação dos lugares e do mundo.
Capacidade de leitura e entendimento básico sobre o formato da Terra.


Material pesquisado no Banco Internacional de Objetos Educacionais.

23 comentários:

  1. eu entendi que (GEODÉSIA) é a ciência que estuada a TERRA e suas formas.
    ja penso se todo mundo flutuase? Ia ser muito louco!,poriso que existe a FORÇA da GRAVIDADE.gostei de aprender.

    obrigado professora

    YURI MACHADO DE ALMEIDA 6 ANO E

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Relembrando o que foi discutido no laboratório:
      Geodésia é a ciência que estuda a forma e as dimensões da Terra buscando determinar, também, o seu campo externo de gravidade. Em suas aplicações considera a curvatura da Terra na busca do melhor referencial de pontos de coordenadas conhecidas, permitindo a melhor definição da superfície terrestre e do seu campo de gravidade.

      RESUMINDO:
      » O que é a Geodésia?
      Geodésia é a ciência que se ocupa da determinação da forma, das dimensões e do campo de gravidade da Terra.
      » Para que serve a Geodésia?
      Seus dados e informações são necessários porque servem como referências precisas a diversos projetos de engenharia - construção de estradas, pontes, barragens, etc. -, mapeamento, geofísica, pesquisas científicas, dentre outros.
      Aplicações geodésicas
      As aplicações da Geodésia podem ser globais, regionais ou locais, conforme a extensão do problema a ser resolvido. Nas aplicações globais, estão o posicionamento de sensores que orbitam a Terra, a representação do campo de gravidade terrestre, e implantação de redes geodésicas de referência e monitoração.

      Excluir
  2. eu entendi que a terra na verdade,não tem uma forma exata e que nós não moramos dentro dela,e é por causa da gravidade que nós não flutuamos no ar.

    ResponderExcluir
  3. Professora,eu gostei do blog.
    Eu entendi que a geodésia é a ciencia que estuda a forma do planeta e a gravidade da terra, se não fosse a geodésia os geologos teriam muito trabalho para representar o planeta no papel.
    nós ficamos fixados no chão por causa da lei da gravidade.
    os referenciais são pontos de informações (exemplo: eu moro perto de um campo de futebol)que ajudam as pessoas a localizar pessoas uo lugares.
    mairia dos mapas depemdemde referenciais.



    professora mirian sou eu Abiara que escreveu isso(foi o que eu entendi!)

    ResponderExcluir
  4. eu entendir que e longitude e latitude que quer diser a localizasâo das coisas que ar na terra como aviao barco etc...e entendir que atera nao e redonda como parece e que nem a metade de uma laranja e entendi que nosso nao nao vive dentro da terra e fora e porque nos nâo cai por causa da gravidade se nao for ela tudo i cair e porque que nos nao fica no ara porque tem tipo um campo de forsa nao terra para gravidade nao entra na terra


    meu nome é (joao vittor da silva peres ) so do 6°E

    BEIJO PROFFESORA MIRIAN TCHAU

    ResponderExcluir
  5. eu entendi que a terra nao e redonda total mente porcalsa das montanhas e dos vales e oceanos e tanbem que nos moramos para fora da terra
    richart

    ResponderExcluir
  6. eu entendi que a terra nao e redonda e apenas uma laranja com ums pedasinhos para fora em fim terra e achhhhhatada.a geodesia ea ciencia que estuda o formato da terra e sua complexas caaracteristicas.as pessoas acham que a terra e redonda mas nao e e achatada lembrese de disso

    ResponderExcluir
  7. geodesia e a ciencia de estudar as formas do mundo,e suas complexas caracteristicas,isso q eu entendi!

    ResponderExcluir
  8. Geodésia:e a ciencia que estuda o formato da Terra e suas complexas caracteristicas ! A Terra e achatada,apesar de muitas passoas pensarem que ela e lisinha.Obrigado Por Sua Atençao!

    ResponderExcluir
  9. entendi que o mundo nao e como as pessoas falam

    ResponderExcluir
  10. eu entendi que a terra é achatada
    as coissas da terra nao cai na terra por uma fonte que provoca canpo de forsa para nao sair flutuando as casas carros e etc...

    ResponderExcluir
  11. eu achei que é interesante como a geodesia funciona e o que ela faz e tambem gosteidas historinha que é um jeito diferente de aprender

    ResponderExcluir
  12. eu entendi que o mundo nao e que as pessoas falam

    ResponderExcluir
  13. eu intendi q o mundo nao é como todo mundo pensa é diferente ass:paloma

    ResponderExcluir
  14. eu entendi que o mundo nao e iqual que as pessoas falam

    ResponderExcluir
  15. eu entendi que o mundo nao e iqual que as pessoas falam

    ResponderExcluir
  16. geodesia e a ciencia de estudar a Terra e suas complexas caracteristicas,as pessoas pensam q a tera e lisinha,mas nao e!



    achei mt interessante,bjs professora miriam

    vitoria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. geodesia e a ciencia queestuda a formado planeta tarra e suacomplexia caracteristicads.alem disso ela estuda tambem o campo da gravidade da terra.
      Alcebiades 6°G

      Excluir
    2. É a ciencia que estuda a forma do planeta Terra e sua com plessas caracteristicas.Ela estuda tambem compo de gravidade da Terra.
      Tiago 6°G

      Excluir
    3. é a ciência que estudo o nosso planeta terra e tambem a terra n e lisinha parece mais n e

      ass:taynara jaqueline 6°G

      Excluir
    4. Entendi que a geodesia fala que que a terra não é bem como as pessoas falam.

      Victoria 6°G

      Excluir
    5. SIDINEI SOARES,eu entendi que a terra na verdade,não tem uma forma exata e que nós não moramos dentro dela,e é por causa da gravidade que nós não flutuamos no ar.

      Excluir
  17. A Terra é muito mais que um simples ponto azul-claro, perdido no espaço. A Terra é a nossa casa no Universo, tornada singular pela presença de vida, tornada singular pela nossa presença. Na verdade, o único ponto do Universo onde há a certeza de vida é a Terra.
    A Terra é o terceiro planeta a partir do Sol. É o quinto maior e mais massivo dos oito planetas do Sistema Solar, sendo o maior e o mais massivo dos quatro planetas rochosos. Além disso, é também o corpo celeste mais denso do Sistema Solar. A Terra também é chamada de Mundo ou Planeta Azul.
    Abrigo de milhões de espécies de seres vivos, que incluem os humanos, a Terra é o único lugar no universo onde a existência de vida é conhecida. O planeta formou-se 4,54 bilhões de anos atrás, e as primeiras evidências de vida surgiram um bilhão de anos depois. Desde então, a biosfera terrestre alterou significantemente a atmosfera do planeta, permitindo a proliferação de organismos aeróbicos, bem como a formação de uma camada de ozônio.
    Esta, em conjunto com o campo magnético terrestre, absorve as ondas do espectro eletromagnético perigosas à vida (raios gama, X e a maior parte da radiação ultravioleta), permitindo assim a vida no planeta. As propriedades físicas do planeta, bem como sua história geológica e sua órbita, permitiram que a vida persistisse durante este período. Acredita-se que a Terra poderá suportar vida durante mais 1,5 bilhões de anos. Após este período, o brilho do Sol terá aumentado, aumentando a temperatura no planeta, tornando o suporte da biosfera insuportável.

    ResponderExcluir