terça-feira, 25 de setembro de 2012

África


Assita o vídeo, e a seguir acompanhe o conteúdo sobre a África:






















Para entender os problemas que a África enfrenta hoje tem um aspecto histórico inconstestável que não podemos ignorar:
Retirado do YouTube - link de acesso: http://www.youtube.com/watch?v=EBb5ZqKlO80

Na África tem muito mais ...

Assista ao Vídeo do Globo Repórter sobre a África  no YouTube - link de acesso: http://www.youtube.com/watch?v=PFT7FEd9EGg

Acesse o link Fui à África e vi, e jogue:
Neste jogo você vai conhecer alguns animais do continente africano e exercitar sua memória.
Para jogar, basta repetir a sequência de animais que o computador fizer
Pesquisado no site:

domingo, 23 de setembro de 2012

Trabalhos dos alunos do 1° Ano Integrado

Resumo do Trabalho: Energia Geotérmica
 
O que é energia Geotérmica?
Energia geotérmica, também conhecida como geotermal, é aquela gerada através do calor proveniente do interior da Terra. Esse calor é transformado, na usina geotérmica, em eletricidade.
 A energia geotérmica é considerada uma fonte renovável e limpa, pois gera baixos índices de poluição no meio ambiente.
Este tipo de energia deve ser aproveitado através de medidas cuidadosas com relação ao meio ambiente, pois provoca instabilidade geológica caso seja feita de forma inadequada.

Como funciona a energia geotérmica?
A energia geotérmica é produzida quando a água usando a temperatura do interior da terra. Em um terreno bom, se fura dois poços vizinhos, distante lateralmente por uns 35 metros e 360 metros verticalmente, ou até alcançar uma rocha quente. Injeta-se água em um dos dois poços, ela se aquece na rocha e sai pelo outro poço.
Como obter a energia geotérmica?
Podem ser obtida através das rochas secas quente, rochas úmidas quentes e vapor quente.
Qual a importância da energia geotérmica?
Com a necessidade de se substituir os combustíveis fósseis, a energia geotérmica é uma boa pedida por que pode ser produzida sem interrupção nos 365 dias do ano e nas 24 horas do dia. Além de ser limpa e de fácil manuseio. Tem a importância muito grande nesse mundo atual que buscamos por vários meios de se produzir fontes de energia limpa.
Quais as vantagens e desvantagens da energia geotérmica?
As vantagens dos sistemas geotérmicos são tais que:
Permite poupar energia (75% de eletricidade numa casa), uma vez que substituem o ar condicionado e os aquecedores elétricos).
São muito flexíveis, uma vez que podem ser facilmente subdivididos ou expandidos para um melhor enquadramento, (e aproveitamento de energia) num edifício, e isto, ficando relativamente barato.
Libertam relativamente menos gases poluentes para a atmosfera que outras fontes de energia, que infelizmente são mais comuns e mais usadas.
Desvantagens da energia geotérmica:
Se não for usado em pequenas zonas aonde o calor do interior da terra vem á superfície através de vulcões ou outros métodos normais, a perfuração dos solos para o seu aproveitamento poderá ser bastante dispendiosa.
Apesar da sua baixa toxidade, os anti-gelificantes que são usados nas zonas mais frias, são poluentes (alguns produzem CFCs e HCFCs).
O seu custo inicial é elevado. A manutenção da bomba de sucção do calor é relativamente baixa, no entanto a manutenção dos canos é relativamente alta, devido á corrosão e ao depósito dos minerais.
(OBS.: esta faltando o vídeo) 
Trabalho sobre Biomassa
 
Energia Hídrica
Pré-Sal  

Energia das Mares
 

Energia Eólica
A energia eólica é a  energia que porvem do vento . A energia eólica pode ser considerada uma das mais promissoras fontes naturais de energia,principalmene por que  é renovável.
A energia eólica acontece quando o vento sopra em uma hélice conectada a um gerador que produz energia.A quantidade de energia produzida por uma turbina varia de acordo com o tamanho das suas hélices.Para obter energia eólica é preciso de aerogeradores de grande dimensão   , que podem er implantados na terra ou no mar , esses aerogeradores são constituidos por uma torre metálica com uma altura que pode oscilar entre 25 e 80 metros e por turbinas com duas ou três pás , cujos diâmetros de rotação se situam em valores idênticos à altura dos postes.Essa fonte de energia é  muito importante ,pois não polui e nem degrada o meio ambiente.
Vantagens:
Não emite gases poluentes nem gera resíduos;
Diminui a emissão de gases de efeito estufa;
Os parques eólicos são compatíveis com outros usos e utilização do terreno como a agricultura e a criação de gado;
Os aerogeradores não necessitam de abastecimento de combustível e requerem escassa manutenção , uma vez que só se procede à sua revisão em cada seis meses;

Desvantagens:
Provoca um impacto visual considerável , principalmente para os moradores ao redor;
A instalação dos parques eólicos gera uma grande modificação da paisagem;
É muito cara e necessita de amplos espaços para se desenvolver esse tipo de energia , etc.
 
(falta o vídeo)

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Formas de Relevo

















 
Clique sobre o link abaixo - Unidades do Relevo Brasileiro:

 




 
Clique no link abaixo e faça as atividades