domingo, 5 de agosto de 2012

Regiões Brasileiras

Regiões do Brasil

Alunos, ao clicar sobre o link Regiões Brasileira, irá abrir uma tela da UNIFRA (Centro Universitário Franciscano), no lado esquerdo procure por objetos educacionais, abrirá uma página sobre água: percepeção da degradação ambiental. Clique sobre a tela azul. Vai abrir uma página em azul, novamente, coloque seu nome e data e clique em prosseguir, e bons estudos.

Material pesquisado no site: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=36709

Publicado em: 16/12/2011

Ficha Técnica:

Estrutura curricular
Educação Básica::Ensino Fundamental Final::Geografia::Natureza e as questões socioambientais.
Objetivo
Conhecer problemas da água no país, situando-os por região geográfica.
Descrição
Apresenta descrições de problemas da água por regiões, localizando-os no mapa do país e requisitando ao usuário, ao findar um texto, que mostre o que foi trabalhado.
Observação
Para utilizar este recurso é necessário que esteja instalado no computador o plugin Adobe flash-player atualizado.

Autor: UNIFRA
Fonte do recurso: http://sites.unifra.br/Default.aspx?alias=sites.unifra.br/rived

68 comentários:

  1. Jhonatan F. de Gasperi12 de agosto de 2012 às 20:22

    Região Norte
    A rio amazonas sendo o maior do mundo também está localizado na maior bacia hidrográfica do mundo(a bacia amazônica), e são considerados bons para navegação mas também muito poluído pelas atividades mineradoras e todo tipo de lixo jogado ate pelos próprios habitantes, industrias e agricultores.E também conhecido pela sua falna que contem boa quantidade do peixe-boi.
    Região nordeste
    É a região onde todos os estados são litorâneos.Mas o que mais faz a diferença e a presença do rio São francisco que é muito importante economicamente e pela presença de varias hidrelétricas e muito importante para a agricultura e transporte.Mas essa região apresenta rios muito poluídos por sedimentos residenciais e industrias próximas ao local.existem também muitos rios temporários que ajudam na irrigação de certas áreas em determinadas épocas, e muitas tentativas foram feitas para solucionar o problema da falta de água em muitas regiões, a mais aceitavel ate agora foi a construção de represas/açudes.
    Região centro-oeste
    região onde as inundações são fenômenos naturais para preservação dos peixes mas na primeira enchente do ano o fenômeno da decoada mata muitos outros.
    infelizmente o rio meia ponte extremamente importante esta sendo destruindo pela grande retirada da mata ciliar, e o lançamento de lixo industrial e agrícola.
    nessa região se encontram 3 bacias hidrográficas são elas:bacia da Platina, bacia amazônica e bacia de Tocantins - Araguaia.
    Região sudeste
    conhecida como o poder econômico brasileiro, onde muitas prais(ameaçadas pela poluição) e uma região onde existe muitas usinas hidrelétricas.
    o rio tietê muito famoso pelo alto grau de poluição e inundações é muito diferente pelo fato de que nasce próximo ao litoral e ruma em direção ao interior.
    Uma região muito poluída pelos produtos químicos desde de seu descobrimento, e ate hoje se encontra contaminados ate hoje.
    Região sul
    o rio parana apresenta o maior numero de usinas hidrelétricas, ma essas usinas tem prejudicado na alteração da paisagem natural, ele é responsável pelo maior abastecimento de pessoas.
    A área sul de SC é muito utilizada para mineração e esta comprometendo rios e lençóis freáticos, pois ai estão lançando muitos sedimentos e produtos químicos nocivos a natureza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernanda Zanon nº7 2°A13 de agosto de 2012 às 07:29

      fernanda zanon 2°A numero7 ;norte area de habitação comum na região norte palafitacapital do mair estadobrasileiro;centro-oeste importante reserva ecologica situada na região centro-oeste um dos tipos de poluição que afetam o rio meia ponte/industrial;sul é o estado que limita-se com o oceano é considerado um estado litoraneo é uma das principais bacias hidrograficas da região sul itaipu;nordeste são rios que desaparecem durante o periodo da seca/remporarios as enchentes são importanticimas pra população pobre do nordeste são rios que persistema seca,correm o ano interior /perenes;suldeste importante metropole(grande cidade)cuja area urbana é atravessada pelo rio tiete são paulo sempre foi presente na historia de minas gerais(mg)e persiste até hoje mineração

      Excluir
    2. Fernanda, seu texto esta confuso. É necessário explicar com mais clareza. por favor, você pode melhorar?
      Obrigada

      Excluir
    3. Jhonathan, seu texto ficou bom.
      Obrigada

      Excluir
  2. Região norte:Contém a maior bacia do mundo;muitas pessoas são contaminadas por causa do garimpo;bem precário em relação a higiene.Nordeste:Região de muita seca e pobreza.Sudeste:Maior importância econômica do país.Centro-oeste:Região rica em agua porem muito poluida.Sul:contém muitas usinas hidrelétricas e grande importancia na agricultura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mariana, você foi muito direta, faltou argumentos para explicar os problemas das regiões. Você pode acrescentar por favor?
      Obrigada

      Excluir
  3. Matheus Bachega Nº25 2ºA13 de agosto de 2012 às 07:32

    Região Norte:
    A região norte é conhecida por sua fauna e flora diversificadas, mas também por sua intensa atividade de mineração, o que deixa residuos de metais pesados, como por exemplo o mercúrio.
    Região Nordeste:
    Essa região é conhcida por suas lindas praias e seus paraisos tropicais, mas também pela seca na parte mais afastada do litoral. Nessas regiões a pobreza é grande.
    Região Centro-Oeste:
    Essa região é muito rica em água, também à atividade de mineração, o que poluí os rios e lagos.
    Região Sudeste:
    É conhecida como o coração econômico do Brasil, é também a região mais populosa.
    Região Sul:
    É conhecida por suas hidrelétricas, mas elas geram grande mudança na paisagem natural.

    ResponderExcluir
  4. Bruna Rafaela Venancio Nº3 2ºA13 de agosto de 2012 às 07:32

    Região Norte: Maior bacia do mundo
    Região Nordeste: regiao semiarida e muito pobre.
    Região Centro-Oeste: Muita água porem poluida.
    Regiao Suldeste: Centro economico do pais.
    Região Sul: Muitas usinas hidrelétricas e forte em agricultura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruna, sua análise ficou muito suscinta. É necessário explicar melhor. Exemplo: como vivem a população ribeirinha ao longo da maior bacia hidrografica? É necessário explicar suas colocações.
      Obrigada

      Excluir
  5. Gabrielle Tomoto 10 2ºA

    Região Norte: Faz fronteira com sete países e é formada por sete estados. Possui também dentro de seu território a maior bacia hidrográfica do mundo, a da amazônia. A região norte sofre muito com a prática de garimpo que acaba poluindo as águas e em consequência atingir os animais como o peixe boi que vivem na bacia amazônica. Além de atingir também as pesosas que muitas vezes moram a beira de rios e ultilizam a água contaminada.

    Região Nordeste: Apesar de ter uma grande área de sertão tem em seu território uma rica hridrográfia. È a região com maior número de estados, nove.Mas mesmo havendo essa rica hidrográfia a regiãao sofre com a seca, porém em algumas épocas do ano ocorre uma enchente nos rios que auxilia na fertilizaçao de algumas terras, áreas essas que foram compradas por ricos agricultores, por isso as pessoas mais pobres foram obrigadas a se mudarem para regiões menos valorizadas.

    Região Centro - Oeste: Uma das regiões com menor número de habitantes, formada por três estados e um distrito federal, todos continentais. Algumas regiões são ricas em água como o estado do mato grosso. Apesar de ter uma grande importância ecologica ocorre nessa região o garimpo, que polui as águas.

    Região Sudeste: Com o maior número de habitantes formada por quatro estados é considerada a maior importância economica do país. A mineraçao sempre foi muito importante principalmente na região de Minas Gerais, mas esse ato foi feito de maneira prejudicial ao meio ambiente, principalmente água.As prais são lugares turisticos mas também estão sendo prejudicadas por conta da poluição.

    Região Sul: A região Aprensenta uma rica área hidrográfica, formada por três estados, em Santa Catarina também ocorre a pratica de mineraçao que tem prejudicado os lençois freáticos da região. A poluiçao também tem influenciado na diminuiçao das águas consumida por muitas pessoas além de dimunuir a fauna e a flora do meio ambiente também.

    O meio ambiente é muito importante para a sobrevivência de qualquer ser vivo mas tem sofrido e muito por conta dos atos dos homens.


    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  11. Sabrina P.M.D Numero:30 2*A
    *Região Norte:Possui 7 estados.Possui também dentro de seu território a maior bacia hidrográfica do mundo, a da amazônia,a qual compreende 46% do território Brasileiro.Nessa região as pessoas moram na beira do rio,em casas de Palafita.A desvantagem dessa moradia é que joga-se resíduos de lixo na aguá que cerca cada casa,e essa água é utilizada para banho,cozinhar alimentos e beber,e consumo domestico.

    *Região Nordeste:Possui 9 estados e todos são litorâneos.Possui também rede hidrográfica rica,mesmo com uma área semi-árida,causando a diminuição do volume de aguá.Rios Principais: rio São Francisco, rio Parnaíba, rio Jaguaribe, rio Capibaribe, rio Piranhas-Açu e rio Una. Agricultura (principais produtos agrícolas): cana-de-açúcar (principal produto), tabaco, algodão, caju, manga, uva, acerola e cacau.)Problemas Sociais: o principal é a seca do Nordeste que atinge extensas áreas do sertão (região do polígono das secas), levando pobreza e fome para os habitantes.

    *Região Centro-Oeste:A região Centro-Oeste engloba os estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. O relevo da região, localizada no planalto central, caracteriza-se por terrenos antigos e aplainados pela erosão, que originaram chapadões.É uma das regiões de menor numero de habitantes.Seu povoamento é consequência dos fluxos migratórios, isso ocorreu primeiramente devido ao transporte de gado do Sul e Sudeste para as primeiras fazendas do Centro-Oeste, além da atuação dos bandeirantes paulistas.O clima da região é tropical semi-umido, com frequentes chuvas de verão.
    *Região Sudeste:Formada pelos estados: Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo; a região Sudeste é a mais evoluída economicamente do país. Situa-se na parte mais elevada do Planalto Atlântico.O clima predominante no litoral é o tropical atlântico e nos planaltos, o tropical de altitude, com geadas ocasionais.A agricultura demonstra elevado padrão técnico e boa produtividade. Ao mesmo tempo que concentra a maior parcela da riqueza nacional, é a região que mais sofre com o desemprego e o crescimento da violência. É também a região com a maior densidade demográfica e o mais alto índice de urbanização. Abriga as três mais importantes metrópoles nacionais, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.É a região do Brasil mais considerada como a de maior importância econômica do pais.

    *Região Sul:É formada por 3 estados litorâneos,apresenta também uma rede hidrográfica rica,onde as principais bacias primarias são: A do Sudeste,Uruguai e a do Paraná.Rios Principais: rio Paraná, rio Uruguai, rio Itajaí, rio Jacuí e rio Pelotas.Agricultura (principais produtos agrícolas): soja, trigo, arroz, algodão, cana-de-açúcar, laranja, uva, café, erva-mate.Os três estados do sul - além do Distrito Federal -, são quem reúnem os melhores indicadores nacionais em educação, saúde e qualidade de vida (nesse último item, inclui-se também o estado de São Paulo). Apesar dos três estados estarem entre os dez maiores arrecadadores de impostos do país, recebem menos verbas federais que os estados do Nordeste - mais carentes. Na tentativa de equilibrar as contas, catarinenses e paranaenses lançam mão de programas de privatização de companhias de energia, água e bancos estaduais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabrina,sua análise ficou ótima. Não tem problema de ter feito separado devido o problema do envio. Agora tem duas publicações sua.
      Obrigada

      Excluir
    2. Sabrina, vou excluir o post anterior, apenas por organização do blog. Não teve nenhum problema, ok.

      Excluir
  12. Gustavo Yuji K. de Sousa Nº13 2ºA

    REGIÃO NORTE: Formada por sete estados, faz fronteira com sete países. A Bacia Amazônica é a maior Bacia Hidrográfica do mundo, ocupa 46% do território brasileiro. Um dos grandes problemas é sua água que são contaminadas por resíduos de origem do garimpo. O mercúrio que é utilizado clandestinamente para separar o ouro da lama, é toxico e pode levar a algumas doenças no homem pode levar a morte. A população dessa região é ribeirinha(margens dos rios),moram em casas de palafitas. Os resíduos gerados pela população é lançado no rio, usando essa água para o consumo domestico, banho, cozer alimentos, beber entre outros.

    REGIÃO NORDESTE: Região com maior numero de estados,no total nove,todos são litorâneos.Mesmo sendo uma área de sertão, tem uma rica rede hidrográfica. Muitas tentativas foram feitas, uma delas foi a instalação de cacimbas. O processo que é considerado melhor é a construção de represas, açudes.A maioria dos rios temporários encontrados no nordeste transbordam em épocas de chuva forte. Graças a essas cheias as terras são férteis para agricultura e pecuária. O rio São Francisco por atravessar boa parte do nordeste, é utilizado para agricultura irrigada, em seu curso pelo sertão encontra-se a hidreletrica de Itaparica, seu leito final é utilizado para geração de eletricidade por ser nesta parte fortemente encachoeirado(quedas de água).

    REGIÃO CENTRO-OESTE: Formados por três estados mais o Distrito Federal, todos eles são continentais.A região sul do Mato-Grosso, muito rica em agua,banhada pela Bacia Platina e situa-se na área Mato-Grossense do Pantanal. Neste local de extrema importância ecologica, ocorre a atividade garimpeira, tambem é usado o mercurio clandestinamente. Que está poluindo os rios da região, causando a morte de peixes e pessoas contraindo doenças por ingerir essa agua. O rio Meia-Ponte abastece aproximadamente metade dos habitantes de Goias e a capital Goiânia. A grande retirada da mata ciliar do rio esta causando a falta desta água. Além da poluição das industrias.

    REGIÃO SUDESTE: Formada por quatro estados, três litorâneos e um continetal.Nessa região concentra o maior número de habitantes, é considerada a de maior importância econômica do pais. Na historia de Minas Gerais sempre esteve presente a mineiração, porém foi feita de forma prejudicial ao meio ambiente. Há tambem a poluição das praias que vem sendo ameaçadas pela poluição de industrias, casas e até do lixo hospitalar.

    REGIÃO SUL: Formada por três Estados Litorâneos, apresenta uma rica rede hidrografica. O rio Paraná apresenta maior número de usinas hidrelétricas em seu curso. O sul de Santa Catarina é muito utilizada para mineiração, retirada de minerais do solo. Se for feita sem planejamento ambiental, ilegalmente ou sem fiscalização é prejudicial a natureza.A mineiração está comprometendo os rios e lençóis freaticos da região.

    ResponderExcluir
  13. Gustavo, o seu texto ficou muito bom.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  14. Gustavo Batista de Oliveira nº11 2ºA14 de agosto de 2012 às 15:56

    Gustavo Batista de Oliveira nº11 2º A

    REGIÃO NORDESTE
    A Região Nordeste é a região Brasileira com o maior número de estados, totalizando 9 estados, são eles: Maranhão, Piauí, Ceará, Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. É uma área de sertão, mesmo assim tem uma hidrografia muito rica. Os rios temporários trasbordam e com as cheias provocadas por isso as terras ficam mais férteis.

    REGIÃO NORTE
    A Região Norte é formada por 7 estados, faz fronteira com 7 Países. A Bacia amazônica se localiza ao norte do país, principal rio é o rio Amazonas que nasce no Peru e só recebe o nome de Amazonas depois que passa por Manaus.Nessa região as pessoas moram em casas de palafita devido a cheia dos rios.

    REGIÃO SUDESTE
    a Região Sudeste é formada por 4estados dentre eles 3 litorâneos. Região com maior numero de habitantes, considerada a de maior importância econômica do país. Rio de Janeiro e Espirito Santo são conhecidos pelas belas praias, mas elas vêm sendo ameaçadas pela poluição. O rio Tietê conhecido por atravessar o estado e a cidade de São Paulo e por sua poluição.

    REGIÃO SUL
    A região Sul é formada por 3 estados litorâneos. Possuí uma hidrografia rica. No Rio Grande sdo Sul tem o Lago Guaíba que recebe a água de muitos afluentes e chegam carregados de resíduos contaminantes, etc.O Rio Paraná apresenta o maior numero de usinas Hidrelétricas.

    REGIÃO CENTRO-OESTE
    Região Centro-oeste é formada por 3 estados mais o Distrito Federa. É a Região com menor numero de habitantes e há pouco tempo vem aumentando esse índice. Inundações são fenômenos naturais nessa região do sul do Mato Grosso do Sul.

    ResponderExcluir
  15. Nome:Lilian Vieira N°22 2°A

    A região Região Norte: O grande problema da região norte é a poluição das águas por metais pesados como o mercúrio que é utilizado no garimpo, e os peixes sofrem e contém
    a maior bacia hidrográfica do mundo.

    Região Centro-Oeste:É marcado por unidades suaves,raramente ultrapassando milcentro-oeste é drenada por três bacias hidrográficas.Bacia Amazônica,Bacia do Tocantins
    Araguaia e Bacia Platina.

    Região Nordeste:É onde tem a seca.E quando tem chuva forte os rios transborda.A hidrografia da região nordeste são:Bacia do São Francisco,Bacia do Parnaíba,Bacia do Atlântico Nordeste Oriental E Bacia do
    Atlantico Leste.

    Região Sudeste:Ela é marcada pela economia e também pela poluição no Rio Tietê.São quatro bacias hidrográficas na região sudeste Bacia do Paraná,Bacia do São Francisco,Bacias do Leste e Bacias do Sudeste Sul.

    Região Sul:É a região pequena e tem três bacias hidrigráficas,Bacia do Sudeste-Sul,Bacia do Uruguai e
    Bacias do Paraná.

    ResponderExcluir
  16. Região Centro-oeste: "É marcado por unidades suaves,raramente ultrapassando milcentro-oeste "...o que isso significa? Que problemas podem ser encontrados nessas regiões?
    Ficou faltando informação.
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruno Carneiro Soares15 de agosto de 2012 às 04:22

      Bruno Carneiro Soares Nº04 2ºA

      Região Norte:É formado por 7 estados, a Bacia Amazônica é a maior do mundo, possui um grande numero de rios cautelosos a maioria são navegaveis por serem rios de planície.

      Região Nordeste:É a região com o maior numero de estado, são 9 no total, tem uma rede hidrografica rica.

      Região Centro-Oeste:Possui 3 estados mais o Distrito Federal.É umas das áreas que tem o menor numero de habitantes, mais vem aumentande esse numero constantemente nos ultimos anos.

      Região Sudeste:É formada por 4 estados(3 deles são litorâneos).É a região do Brasil que possui o maior numero de habitantes, e também é a rigião com mais importancia economica do país.

      Região Sul:É formada por 3 estados(todos litorâneos) e também possui uma rede hidrográfica rica.

      Excluir
    2. Bruno, faltou falar dos problemas ambientais que essas regiões enfrentam
      Obrigada

      Excluir
    3. Alexsander Gonçalves Osete15 de agosto de 2012 às 04:39

      Alexsander Gonçalves Osete 2A n° 35

      Região norte:É formada por 7 Estados ,seu principal rio é o Rio Amazonas que nasce no Peru e só recebe o nome de Amazonas depois que chega a Manaus. Nesta Região os rios transbordam e deixa as regiões mais ferteis para o plantiu.

      Região Nordeste: A Região Nordeste possui uma grande aréa semi-arida,isso deixa os rios com o volume baixos de aguas.
      É a região com maior número de estados 9 no total todos litorâneos .

      Região Centro-Oeste:Possui o menor número de habitantes,possui 3 estados que são:Mato Grosso,Mato Grosso do Sul e Goiás mais o Distrito Federal.

      Região Sudeste: A Região Sudeste é formada por 4 Estados dentre eles 3 são litorâneos,Região com o maior numero de habitantes e um econômia muito importante para o pais,tambem conhecido por suas belas prais e pelo rio Tietê.

      Região Sul: Formada por 3 Estados litorâneos possui uma hidrográfia muito rica .
      O Rio Paraná possui o maior numeros de usinas hidréletricas.

      Excluir
    4. Silvio Rafael 2ºA nº31

      REGIÃO NORTE:Faz fronteira com sete países e é formada por sete estados.
      Na Região Norte possui a maior bacia hidrografica do mundo,compreende 46% do territorio brasileiro.
      O principal rio dessa bacia é o Amazonas,o maior do mundo em volume de agua e em extenção.
      Um do grandes problmas da Região Norte é a poluição das aguas por residuos de metais pesados como por exemplo o mercurio,utilizado nos garimpos que acaba contaminando os rios,corregos,entre outros;peixes,animais e plantas.
      As pessoas habitam áreas ribeirinhas(margens dos rios),em casas de palafitas que existem ao longo do percurso dos rios,residuos gerados por poluiçao é lançado no rio,e desse rio é usado para consumo domestico,como banho,cozer alimentos e beber.

      REGIÃO NORDESTE:É a região com maior numero de estados,nove no total,todos litoraneos.
      Estado litoraneo é o estado que tem um dos seus limites com oceano.
      A região nordeste tem uma rede hidrografica rica,mesmo com uma grande área semi-arida(sertão),isso deixa os rios com pouco volume de agua.
      Muitas tentativas foram feitas pra solucionar o problema de falta de agua no Nordeste.Uma delas feita foi a instalaçao de ''cacimbas'',porém,o precesso que tem sido considerado melhor é a contruçao de represas/açudes.
      O Rio são Francisco e suas bacias são importantes para a região nordeste,para navegaçao,energia,consumo e etc...

      REGIÃO CENTRO-OESTE:São tres estados mais o distrito federal,todos eles continetais.
      A região centro-oeste é uma das de menor numeros de habitantes e há pouco tempo,vem aumentando esse indice.
      Inundaçoes são fenomenos naturais nessa região,são vitais para vida dos peixes,que nestas ocasiões,migram em busca de alimento,os animais de piracema sobem os rios para desovarem.

      REGIÃO SULDESTE:É formada por quatro estados,tres são litoraneos.
      É a região do Brasil que concentra o maios numero de habitantes,também é considerada a de maior importancia economica do país.
      O rio tiete é um rio muito conhecido por atravessar o Estado e a cidade de São Paulo,além das inumeras inundaçoes e a alta poluiçao presente em suas aguas.
      Na parte que corta a cidade de São paulo,o rio recebe muita poluiçao proveniente das grandes áreas residenciais ao seu redor e das áreas industriais que estão no seu entorno.

      REGIÃO SUL:É formada por tres estados litoraneos e apresenta uma rede hidrografica rica.
      Apresenta o maior numero de usinas hidreletricas,o Rio Paraná não é diferente,apresenta inumeras usinas em seu curso.
      Um dos problemas com esse grande numero de usinas hidrelétricas é a alteração da paisagem natural.

      Excluir
    5. Gabriel dos Santos Dias de Barros nº 09 turma: 2º A

      Região Norte:
      A região norte é formada por sete estados e faz fronteira com sete países.
      A hidrografia amazônica é a maior do brasil e do mundo com 46% do território brasileiro, a bacia amazônicas localizasse no norte e o principal rio é o amazonas com o maior volume de agua em extensão do mundo e tem a nascente no peru na cordilheira dos andes.
      A poluição hídrica é a poluição dos rios, mar e lagos...e os principais causadores desse problema são as poluição por esgoto sem tratamento, agrotóxicos fortificamos.
      A fauna da região norte é muito rica mas com a degradação do ambiente ela esta se perdendo aos poucos, o peixe boi é uma especie exclusiva de agua doce e esta sendo extinta pois acabam morrendo pela contaminação dos rios e pela caça excessiva.
      O garimpo, um dos grandes problemas da região norte é a poluição das aguas com metais pesados, como o mercúrio(que é usado para separar o ouro da terra ).

      Região Nordeste:
      A região nordeste tem uma hidrografia rica, mesmo sendo uma região semi-árida, e é a região com maior numero de estados com nove no total e todos litorâneos ( estados litoraneos, são os estados com terminação no oceano).
      Nesta região tem um problema serio com falta de agua e a agua buscadas são nos asudes, um desses asudes mais conhecido é o Serafim dias.

      Região Centro-Oeste:
      Esta região é uma das de menor abitantes do pais, e a pouco tempo vem aumentado esse numero.
      A mesma foi uma aria de grande mineração e também é muito rica em agua. Esta aria tem muitas inundações por causa de problemas naturais.

      Região Sudeste:
      esta região é aonde concentra o maior numero de abitantes e também é considerada a de maior importância econômica do pais. Esta região é formada por quatro estados, entre eles três são litorâneos.
      Poluição nas prais são um problema serio dos estado do Rio de janeiro e do Espirito santo , são muito conhecidos pelas belas prais que se tornaram pontos turisticos atrativos até para pessoas internacionais.

      Região Sul:
      a região sul é formada por tres estado e todos estado litorâneos, e fazem divisa com alguns países.
      Precente a bacia do rio parana que tem varias usinas hidrelétricas

      Excluir
    6. Alexander, sua análise ficou muito suscinta. Faltou informação. Exemplo, que problemas são encontrados quanto a fauna, a hidrografia, e mineração?
      Obrigada

      Excluir
    7. Silvio, sua análise das regiões ficou bom.
      Obrigada

      Excluir
    8. Gabriel, precisa melhorar as regiões Cento-Oeste, Sul e Sudeste.Ficou faltanto informação.
      Obrigada

      Excluir
  17. Elivelton Spolom pereira n*:06 série:2*A


    *Região Norte:
    A região norte é constituída de sete estados, sendo o maior a Amazônia que possui em si o Rio Amazona o principal rio dessa bacia hidrográfica.
    Nessa região as pessoa habitam áreas ribeirinhas (margens dos rios),em casas de Palafitas que existem ao longo do percurso dos rios,os resíduos gerados por essa população é lançado no rio,deste rio usa-se a água para o consumo doméstico, como banho,cozer alimentos e beber.
    *Região Nordeste:
    A região nordeste tem uma rede hidrográfica rica,mesmo com uma grande área semi-arida (sertão),o que deixa os rios com pouco volume de água .É a região com maior número de estados,nove no total,todos litorâneos.
    Essa região tem algumas usinas hidroelétricas,as principais são:
    -Usina de Xingó;
    -Usina de Paulo Afonso IV;
    -Usina de Itaparica;
    -Usina de Sobradinho;
    -Usina de Três Marias.
    Essas localizadas no Rio São Francisco.
    *Região Centro-Oeste:
    A região é uma das de menor número de habitantes e há pouco tempo,vem aumentando este índice.essa região só obtém três estados mais o distrito federal.
    Principais bacias hidrográficas:
    -Bacia Plantia;
    -Bacia Amazônica;
    -Bacia Tocantins – Araguaia.
    Na região ocorre a piracema(período de desova de peixes),infelizmente está atividade natural está sendo prejudicada pela poluição das águas.
    *Região Suldeste:
    A região suldeste é a região do Brasil que concentra o maior número de habitantes,também é considerada a de maior importância econômica do pais e é formada por quatro estados.
    No estado de São Paulo (SP),se encontra o Rio Tietê que possui cinco hidroelétricas,elas são:
    -Usina Hidroelétrica de Três Irmãos;
    -Usina Hidroelétrica de Nova Avanhandava;
    -Usina Hidroelétrica de Promissão;
    -Usina Hidroelétrica de Bariri;
    -Usina Hidroelétrica de Barra Bonita.
    Infelizmente o rio Tietê em grande parte está poluído por resíduas da população de São Paulo.
    *Região Sul:
    A região é formada por três estados.Essa região apresenta uma rede hidrográfica rica,onde as principais bacias primarias são: a do suldeste do Uruguai e a do Paraná.
    No estado do Paraná existe o rio Paraná que é responsável pelo abastecimento do maior número de pessoas.Tendo esse como o principal motivo,há uma preocupação com a qualidade da água que está sendo ameaçada com poluição industrial,de agrotóxicos e com a retirada da mata ciliar.
    Principais hidrelétricas do Rio Paraná:
    -Usina Hidroelétrica de Itaipu;
    -Usina Hidroelétrica de Ilha Solteira;
    -Usina Hidroelétrica de Jupiá;
    -Usina Hidroelétrica de Porto Primavera.

    ResponderExcluir
  18. Liliane venezian nº 21 turma 2º A15 de agosto de 2012 às 04:28

    *A Região Norte do Brasil é a mais extensa com 3.869.637 km² e possui sete estados: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Além de ser a maior região territorial, nela está localizada os dois maiores estados do Brasil: Amazonas e Pará, respectivamente. As cidades de Altamira, Barcelos e São Gabriel são as maiores cidades do Brasil em área territorial, tendo cada uma, mais de 100.000 km², sendo maiores que os estados de Sergipe, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Alagoas juntos. Apesar de ser a maior região do Brasil, é a menos povoada. A região faz divisa ao sul com Mato grosso, Goiás e a Bolívia, ao norte faz divisa com Venezuela, Suriname, Guiana, Guiana Francesa, ao leste com Maranhão Piauí e Bahia e a oeste com Peru e Colômbia
    Os primeiros habitantes da Região Norte, como no resto do Brasil, foram os indígenas, que compartilhavam uma diversificada quantidade de tribos e aldeias, do período pré-colombiano até a chegada dos europeus
    Vegetação: Floresta Amazônica (quase todo território da região norte), vegetação de mangue (litoral do Amapá e Pará) e Cerrado (extremo sul do Amazonas, Pará, Tocantins e Rondônia).
    rios Principais: rio Amazonas, rio Negro, rio Solimões, rio Xingú, rio Tocantins, rio Madeira, rio Juruá, rio branco, rio Tapajós, rio Paru e rio Uamutã
    Economia: Baseada no extrativismo vegetal e na agricultura. Pecuária bufalina em Roraima e na Ilha de Marajó. No setor industrial destaca-se o Pólo Industrial de Manaus, na cidade de Manaus-AM. Nesta região há grande produção de eletrônicos, relógios, eletrodomésticos e suprimentos de informática.
    *região nordeste
    O Nordeste é rico em recursos minerais. Os destaques são o petróleo e o gás natural, produzidos na Bahia, em Sergipe e no Rio Grande do Norte. Na Bahia, o petróleo é explorado no litoral e na plataforma continental e processado na Pólo Petroquìmico de Camaçari. O Rio Grande do Norte, responsável por 11% da produção nacional em 1997, é o segundo maior produtor de petróleo do país, atrás do Rio de Janeiro. Produz também 95% do sal marinho consumido no Brasil. Outro destaque é a produção de gesso em Pernambuco, que responde por 95% do total brasileiro. O Nordeste possui ainda jazidas de granito, pedras preciosas e semipreciosas. Nos últimos cinco anos, a economia nordestina mostra-se mais dinâmica que a média do país. Uma das razões é o impulso da indústria e do setor de serviços.
    A agricultura e a pecuária, contudo, enfrentam situação inversa nos anos 90. Os longos períodos de estiagem fazem com que o Produto Interno Bruto (PIB) do setor apresente quedas sucessivas. A agricultura centraliza-se no cultivo de cana-de-açúcar, com Alagoas respondendo por metade da produção do Nordeste. Há alguns anos, teve início o desenvolvimento de lavouras de fruticultura para exportação na área do vale do São Francisco - onde há inclusive cultivo de uvas viníferas - e no Vale do Açú, a 200km de Natal (RN). É no Rio Grande do Norte que são produzidos os melhores melões do país. A pecuária ainda sofre os efeitos da estiagem, mas o setor avícola desponta.A Região Nordeste é a terceira maior região do Brasil e a maior em número de estados, possui nove: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. Sua área total é de 1.561.177km², semelhante a área da Mongólia. A região possui 3.338km de praias, sendo a Bahia o estado com maior extensão litorânea com 938km e o Piauí com a menor, com 60km de litoral. Por causa das suas diferentes características físicas a região foi subdividida pelo IBGE em quatro sub-regiões: Meio Norte, Caatinga, Agreste e Zona da Mata

    ResponderExcluir
  19. A região Norte é uma das cinco regiões brasileiras. É formada por sete estados: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. É a menos habitada do Brasil, completamente coberta pela floresta amazônica tem como principal fonte de riqueza a madeira e o extrativismo vegetal, um importante setor econômico que ve, se tornando destaque nos ultimos anos é a agricultura da soja.
    Ainda tem a Zona franca de Manaus que concentra as indústrias da região e muitas aldeias isoladas vivendo quase que como há 500 anos atrás, os maiores desafios são diminuir a pobreza e deter o desmatamento e conflitos por terra na região.
    Na região predominam os seguintes aspectos naturais: floresta densa e heterogênea, clima quente e úmido, rios extensos e caudalosos drenando terras de altitude geralmente pouco elevada.

    A Região Centro-Oeste é dividida em quatro Estados do Brasil Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal onde fica Brasília, a capital do país. Com uma área de 1.606.445,5 km, a Região Centro-Oeste é um grande território, sendo a segunda maior região do Brasil em superfície territorial. Por outro lado, é a região menos populosa do país e possui segunda a menor densidade populacional do país, perdendo apenas para a Região Norte. Por abrigar uma quantidade menor de habitantes, apresenta algumas concentrações urbanas e grandes vazios populacionais.


    A região Nordeste é uma das cinco regiões do Brasil definidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 1969. Ela possui uma área semelhante à da Mongólia, uma população, relativamente, pouco menor que a da Itália e o IDH próximo ao da Síria.
    É a região brasileira que possui o maior número de estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe.

    A região Sudeste, formada pelos estados: Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo; a região Sudeste é a mais evoluída economicamente do país.
    Situa-se na parte mais elevada do Planalto Atlântico.O clima predominante no litoral é o tropical atlântico e nos planaltos, o tropical de altitude, com geadas ocasionais. A produção de café, laranja, cana-de-açúcar e frutas está entre as mais importantes do país.
    É a região que mais sofre com o desemprego e o crescimento da violência. A região Sudeste é a de maior população e a expectativa de vida é de 69,2 anos. É também a região com a maior densidade demográfica e o mais alto índice de urbanização. Abriga as três mais importantes metrópoles nacionais, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

    A região Sul, se divide em três estados litoraneos: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Os rios Principais são: rio Paraná, rio Uruguai, rio Itajaí, rio Jacuí e rio Pelotas. Sregião Sul apresenta uma rede hidrográfica rica, onde as principais bacias primárias são: Sudeste , Uriguai e do Paraná.

    Nome: Roberta Turino. Nº28 2ºA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roberta, sua análise ficou faltando os problemas ambientais discutidos sobre as regiões.
      Obrigada

      Excluir
  20. Liliane venezian nº 21 turma 2º A15 de agosto de 2012 às 04:33

    Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Liliane, você ficou com duas psotagens. Então vale a anterior, onde coloquei a obsevação sobre seu post.
      Obrigada

      Excluir
    2. Liliane, exlcuí o excedente, mas esta tudo ok.

      Excluir
  21. Pedrp Pablo Lama Reyes Filho n° 2715 de agosto de 2012 às 04:35

    Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  22. Pedro Pablo Lama Reyes Filho n° 2715 de agosto de 2012 às 04:36

    REGIÃO CENTRO-OESTE
    · Estados: Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
    · Rios Principais: rio Xingu, rio Juruena, rio Teles Pires, rio Paraguai, rio Araguaia, rio Paraná, rio Tocantins.
    · Economia: baseada na agricultura e na pecuária (bovinos, equínos e bufalinos). Indústrias nas capitais: Campo Grande, Goiânia e Cuiabá. Destaque para as indústrias de alimentos, mecânica, química e têxtil.
    REGIÃO SUDESTE
    A região Sudeste é a mais desenvolvida do Brasil. Trabalho, beleza, ação, conhecimento, arte, poder, sol, praias, grutas, montanhas, problemas sociais, arquitetura do estilo barroco ao ultra moderno, movimento, culinária globalizada; a face urbana do país, que imigrantes portugueses, italianos, espanhóis, árabes, alemães, orientais, entre outros, ajudaram a construir e misturar.
    Essas características estão concentradas principalmente no estado de São Paulo, e na sua capital de mesmo nome, a maior metrópole da América Latina. Estado agitado, centro de negócios industriais e comerciais, intensa vida cultural e artística, com muitos shopping centers e especialidades culinárias do mundo todo em seus restaurantes.
    No estado do Espírito Santo, com um cenário natural de rara beleza, temos praias repletas de palmeiras, dunas de areias monazíticas e clima tropical o ano inteiro.
    Aqui, imigrantes suíços e holandeses deixaram especialmente suas raízes tanto na cultura como nas características físicas.
    Já no estado de Minas Gerais a paisagem é de montanhas, vales e grutas e um conjunto arquitetônico em estilo barroco do séc. XVIII. Rica em recursos minerais, ferro, bauxita, ouro, diamantes, pedras semipreciosas, histórias políticas, romances famosos e misticismo.
    REGIÃO SUL
    · Estados: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
    · Rios Principais: rio Paraná, rio Uruguai, rio Itajaí, rio Jacuí e rio Pelotas
    · Agricultura (principais produtos agrícolas): soja, trigo, arroz, algodão, cana-de-açúcar, laranja, uva, café, erva-mate.
    · Economia: bem diversificada e desenvolvida. Destacam-se as indústrias de transformação, automobilística, têxtil, alimentícia, produtos eletrônicos e tecnológicos. A área de serviços também é muito importante, destacando-se o turismo nas cidades litorâneas, principalmente, de Santa Catarina. O comércio também é bem movimentado em toda região Sul.
    · Social: Grande parte das cidades da região sul apresenta ótimos índices sociais e de qualidade de vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedro, faltou analisar os problemas ambientais que acontecem nas regiões.
      Obrigada

      Excluir
  23. -Nome Marcos Aurelio Costa de Oliveira Nº23

    Região norte: vizinho com sete países e tem sete estados. tem a maior bacia hidrográfica do mundo, a da amazônia. A região sofre muito com a prática de mineração do ouro e pedras preciosas que acaba estragando as águas atingindo também as pessoas que muitas vezes moram a beira de rios e utilizam a água contaminada , também prejudicando os animais da area. O peixe boi é uma criatura da região que vive a beira dos rios.
    Região nordeste: tem grande parte do seu território na seca , apesar disso é uma area rica em hidrografia. Tem nove estados. A região sofre com a seca, porém em alguns meses do ano ocorre uma enchente nos rios que auxilia na agricultura de algumas regiões.
    Região centro oeste: formado por três estados e o Distrito Federal. Todas regiões são ricas em água como o estado do Mato Grosso.
    Região sul: essa area apresenta uma área hidrográfica muito grande,três estados, em Santa Catarina também ocorre a pratica de mineração. A poluição tem influenciado na redoção das águas para o consumo para pessoas.
    Região sudeste: Maior area econômica do país. A mineração sempre foi muito explorada principalmente na região de Minas Gerais por isso o nome!As prais são lugares turísticos mas também estão sendo prejudicadas por conta da poluição.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcos, ficou bem suscinto sua atividade, e em decorrencia disso faltou analisar os problemas ambientais e cada região.
      Obrigada

      Excluir
    2. Marcos Aurelio Costa de Oliveira24 de setembro de 2012 às 04:06

      REGIAO NORTE
      Os esforços do governo para incentivar o desenvolvimento agrícola na Amazônia resultou em ameaças crescentes de problemas ambientais para a região. Durante as décadas de 70 e 80, os projetos de desenvolvimento e os movimentos migratórios levaram ao desmatamento de 328.700 km2 da região.para poder empedir o desmatamento de toda a reserva foi criado um projeto para proteger a amazonia . a regiao e muito desenvolvida na area para agricultura , esta abaixo da linha de desenvolvimento ou seja a regiao abriga muitos indios fora que nao a estradas para chegar ate cidades ou aldeias indigenas. e quando a sao precarias.

      REGIAO NORDESTE
      Grande parte dessa região, que abriga quase 30% da população brasileira, está sujeita a secas crônicas. A região nordeste, no entanto, tem possibilidades econômicas consideráveis, que incluem grandes jazidas de petróleo, a exportação de produtos tropicais e a promoção do turismo.

      REGIAO SUDESTE
      esta regiao encontra poucos poblemas ambientais mas sua insdustrializaçao esta desgastando. apesar de muito rica e fertil a regiao sofre outros poblemas nao citados aqui.

      REGIAO SUL
      regiao com bastante pobresa e muita area rural ou seja seu poblema esta focado na riquesa do estado apesar de grande parte de todo produto bruto produzido no estado estar sendo exportado para fora do pais em meio a circustancia o poblema encontra-se no desenvolvimento populacional.

      REGIAO CENTRO-OESTE
      regiao subdesenvolvida encontra-se muitos nativos poucas insdustrias fazem com q o lugar se torne o lugar perfeito para regioes caça pesca e uma reserva natural assim como a regiao Norte

      Excluir
  24. Tiago Giroto Neto nº 3315 de agosto de 2012 às 05:04

    REGIAO NORTE
    Uma região formada por 7 estados, contem a maior bacia hidrografica do mundo que compreende 46% do territorio brasileiro.
    Com alguns problemas como a poluição dos rios por metais pesados como o mercurio, utilizado no garrimpo, muitas pessoas acabaram infectadas por esse elemento tóxico.

    REGIAO NORDESTE
    Essa região tem uma rede hidrográfica rica mesmo com uma grande área semi-arida . E uma região com 9 estados no total, todos litorâneos.
    com grande falta de água muitaas coisas foram feitas para solucionar esse problema, uma delas é a construção de açudes.
    O rio São Francisco é importantíssimo para navegação , energia etc....

    REGIAO CENTRO-OESTE
    É uma das regiões com o menor número de hab. três estados + o Distr. Federal.
    A regiao sul do Mat Grosso é muito rica em água.Neste local do estado ,de extrema importância ecologica, ocorre atividaddes garimpeiras.
    Isso causa muitas doenças por causa do mercúrio .
    As inundações sao fenômenos naturais nesta região do estado,são vitais para os peixes que migram em busca de alimento e os peixes que migram em busca de alimento e para os peixes de piracema desovarem.

    REGIAO SUDESTE
    É a região com o maior numero de hab.
    no estado de Minas Gerais , sempre foi muito presente a mineração , até hoje o Arsênio esta presente a mineração nas bacias de vários rios do estado e também nas águas subterrâneas .
    O rio Tietê e um rio muito importante ,pois corta o estado de São Paulo , recebe muita poluição por causa de regiões residenciais ao seu redor.

    REGIAO SUL
    Formado por 3 estados litorâneos com importantes rios como o rio Paraná , apresenta o maior número de usinas hidrelétricas.
    A area ao sul de Santa Catarina é muito utilizado para a mineração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tiago, sua atividade ficou regular. Faltou explicar os problemas que essas regiões enfrentam.

      Excluir
  25. Alexsandro Silva Galante15 de agosto de 2012 às 05:04

    Alexsandro Silva Galante N°01 2°A

    Região Norte:Formada por 7 estados, sendo eles Roraima, Acre, Amazônia, Rondonia, Pará, Tocantins e Amapá fazendo fronteira com 7 países.O grande problema da região Norte é a poluição de metais pesados, que são utilizados no garimpo, esses metais contaminam não so as pessoas que vivem por essa região mais também os pexies e as plantas.


    Região Nordeste:É a região com maior número de estados, sendo eles Maranhão, Piauí, Bahia, Pernambuco, Ceará, Rio Grande Do Norte, Paraíba, Alagoas e Segipe.Mesmo com uma grande área semi-arida possiu uma rede Hidrográfica muito rica. O grande problema da região Nordeste é a falta de aguá, muitas tentavias para resolver este problema foram feitas, porém, o melhor processo seja a contruição de represas.

    Região Centro-Oeste:É formada por 3 estados, sendo eles Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás mais o Distrito Federal.É a região que contém o menor números de habitantes, mais há pouco tempo vem aumentando este índice.As inundações são fenômenos naturais na região sul-matogrossense, são muito importante para vida dos peixes, que nesta ocasião buscam seus alimentos.

    Região Sudeste:Formada por 4 estados, sendo eles São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais.É a região que contém o maior números de habitantes e também é considerada muito importante para econômia do país.As prais do Rio de Janeiro e Espírito Santo são pontos turísticos do Brasil e uma boa opção de lazer para sua população, mais vem sendo ameaçada pela poluição de industrias, residências e lixo hospitalar.

    Região Sul:É Formada por 3 estados, sendo eles Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.A mineração sem planejamento ambiental ou sem fiscalização da área sul de Santa Catarina está comprometendo os rios e lençóis freáticos da região, pois é neles que são lançados sedimentos e produtos químicos nocivos a natureza e ao homem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alexsandro, sua analise ficou boa.No entanto,faltou explicar um pouco mais sobre os problemas que cada região enfrenta.

      Excluir
  26. Tacyara da Silva Floriano Nº32 2ºA

    Região Sul:A região sul é a menor das regiões do país,ela é formada por três Estado:Rio Grande do Sul,Santa Catarina e Paraná.É a única região do Brasil localizada fora da zona tropical,com variações nítidas quanto as estações.O relevo é pouco acidentado,com predominância de um vasto planalto,em geral pouco elevado.

    Região Sudeste:Formada por 4 estados, sendo eles São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais.É a região que contém o maior números de habitantes e também é considerada muito importante para econômia do país.As prais do Rio de Janeiro e Espírito Santo são pontos turísticos do Brasil e uma boa opção de lazer para sua população, mais vem sendo ameaçada pela poluição de industrias, residências e lixo hospitalar.
    Uma região muito poluída pelos produtos químicos desde de seu descobrimento, e ate hoje se encontra contaminados ate hoje.

    Região Norte:Contém a maior bacia do mundo;muitas pessoas são contaminadas por causa do garimpo;bem precário em relação a higiene.E também conhecido pela sua falna que contem boa quantidade do peixe-boi.

    Região Nordeste:É a região com maior número de estados, nove, e todos são litorâneos.Possui também rede hidrográfica rica,mesmo com uma área semi-árida,causando a diminuição do volume de aguá.Um de seus problemas sociais é a seca do Nordeste que atinge extensas áreas do sertão (região do polígono das secas), levando pobreza e fome para os habitantes.

    Região Centro-Oeste:Formada por três estados,Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal, onde fica Brasília, a capital do país.Região Centro-Oeste é um grande território, sendo a segunda maior região do Brasil em superfície territorial.É a região menos populosa do país e possui a segunda menor densidade populacional, perdendo apenas para a Região Norte.Por abrigar uma quantidade menor de habitantes, apresenta algumas concentrações urbanas e grandes vazios populacionais.

    ResponderExcluir
  27. Tacyara, seu texto ficou bom. No entanto, de acordo com o conteúdo visto em sala faltou falar um pouquinho dos problemas ambientais enfrentados pelas regiões: sul, norte, nordeste e centro-oeste.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  28. Professora, esses são os problemas ambientais que ficou faltando.

    A região norte sofre muito com a prática de garimpo que acaba poluindo as águas e atingem os animais como o peixe boi que vivem na bacia amazônica, além de atingir também as pessoas que moram a beira de rios e ultilizam a água contaminada para tomar banho.

    A região Nordeste sofre com a seca, porém em algumas épocas do ano ocorre uma enchente nos rios que auxilia na fertilizaçao de algumas terras.

    A região Centro-Oeste ocorre o o garimpo, que polui as águas.

    A região Sudeste, a mineraçao foi muito importante principalmente na região de Minas Gerais, mais isso prejudicou o meio ambiente, principalmente água. As prais são prejudicadas por conta da poluição.

    A região Sul: A poluiçao tem diminuido as águas consumida por muitas pessoas além de diminuir a fauna e a flora do meio ambiente também.

    Roberta Turino. nº 28 2ºA

    ResponderExcluir
  29. -regiao norte
    na regiao norte, encontramos a maior bacia hidrografica do mundo,compreende 46% do territorio brasileiro. possui um grande número de rios caudalosos,em particular o rio amazonas.
    um dos problemas ambientais é a poluiçao hídrica. os principais tipos sao:do esgoto, lixo industrial e insumos agricolas
    outro grande problema é a poluiçao dasaguas por resíduos de metais pesadoscomo, por exemplo o mercurio.
    -regiao nordeste
    tem um rede hidrografica rica, meso com uma grande area semi-arida(sertão) por issoos rios tem pouco volume de agua. nos encontramos nove estados litoraneos.
    O Sao Francisco e suas bacias sao importantespara a regiao nordeste , para navegaçao, energia, consumo etc...
    O rio beberibe atravessa a capital do estado de pernambuco, recife,motivoesse que torna os dois rios muito poluidos por cuasa dos sedimentos residenciais e de industrias
    existem muitos rios temporarios que transbordam em épocas de chuvas fortes, que sao muito importantes para a agricultura.
    mas em algumas partes o povo sofre com a seca, estao adotando metodos para tentar solucionas o problema como a instalaçao de cacimbas
    regiao centro-oeste
    na regiao centro-oeste, no mato grosso ocorre atividade garimpeira (mineraçao estraçao do ouro) que ultiliza o mercurio (metal pesado altamente toxico para o ser humano e outros animais) que esta poluindo os rios. Outro motivo que ajuda a poluir os rios é a retirada da mata ciliar e como em outras regioes sao despejados residuos quimicos (esgotos residenciais e agrotoxicos) semqualquer tratamento adequado.
    nas epocas de enchentes que sao naturais os peixes migram para buscar alimento e morrem intoxicados pelas cinzas das queimadas e agrotoxicos
    -regiao sudeste
    alguns estados litoraneos como o rio de janeiro e espirito santo sao muito conhecidos por terem belas praias que os tornam pontos turisticos, porem, estas praias vivem sendo ameaçadas pela poluiçao proveniente de industrias, residenciais ou até mesmo lixo hospitalar.
    em minas gerais existia muito garimpo e isso foi muito prejudicial ao meio ambiente, em especial a agua com arsenio dos rios mineiros, e esses garimpos ainda prejudicam até a agua subterranea.
    _regiao sul
    um dos paises com maior numero de usinas hidroeletricas isso é um problema para a paisagem natural.
    como em todas a regioes dos brasil existe poluiçao nos rios e lagos , é um exemplo o lago guaíba que é contaminado pela agricultura, industrias e esgotos residenciais.
    em santa catarina existe mieraçao, que foi feita sem planejamento ambiental e é muito prejudicial a natureza, isso esta prejudicando os rios e lençoes freaticos da regiao.
    alisson augusto maia nº2 serie:2ºA

    ResponderExcluir
  30. Muito bom Alisson. Tarefa cumprida.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  31. Roger Natan da Silva, n°29 - 2°A29 de agosto de 2012 às 05:14

    Região norte: É constituída de sete estados, sendo o maior a Amazônia que possui em si o Rio Amazona o principal rio dessa bacia hidrográfica .

    Região sul : É formada por três estados litorâneos e apresenta uma rede hidrográfica rica.
    Apresenta o maior numero de usinas hidrelétricas .

    Centro-Oeste : É dividida em quatro Estados do Brasil Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal onde fica Brasília, a capital do país. Com uma área de 1.606.445,5 km, a Região Centro-Oeste é um grande território, sendo a segunda maior região do Brasil em superfície territorial .

    Região Nordeste : A região nordeste tem uma rede hidrográfica rica,mesmo com uma grande área semi-árida a região com maior número de estados,nove no total,todos litorâneos.

    Região Sudeste : É conhecida como o coração econômico do Brasil, é também a região mais populosa.

    Com tudo , o Brasil é composto por estados que se unem para controlar varias áreas como a mineração , a hidrografia a vegetação …
    o que falta para uma região , a outra recompença com abundancia.

    Regiões muito secas e outras muito umidas .. e assim , tudo gira em torno da economia e da politica !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roger, faltou comentar dos problemas ambientais que existe na região. É necessário acrescentar essa informação por que esse tema foi discutido em sala.

      Excluir
  32. Gabriel Augusto Bez, n°08 - 2°A29 de agosto de 2012 às 05:17

    Região Norte é uma das cinco regiões brasileiras, sendo a mais extensa delas, com uma área de 3.869.637 km². Formada por sete estados: Acre, Amapa , Amazonas, Pará, Rondonia , Roraima e Tocantins. A Região Norte está localizada na região geoeconomica da amazonia , entre o maciço das guianas (ao norte), o planalto central (ao sul), a cordilheira dos andes (a oeste) e o oceano atlantico (a nordeste). Na região predomina o clima equatorial com exceção do norte do Pará, do sul do Amazonas e de Rondônia onde o clima é tropical.
    região Nordeste é uma das cinco regioes do brasil definidas pelo instituto brasileiro de geografia e estatisticas (IBGE) em 1969 . Possui uma área semelhante à da Mongólia, uma população, relativamente, pouco menor que a da Itália e um IDH médio-alto, próximo ao de El Salvador . Em comparação com as outras regioes brasileiras , tem o terceiro maior território , o segundo maior colégio eleitoral (com 36.727.931 eleitores em 2010), o menor IDH (em 2005) e o terceiro maior PIB (em 2009).
    região centro-Oeste é umas das cinco grandes regiões em que é dividido o Brasil. A Região Centro-Oeste é dividida em 4 unidades federativas : Mato grosso , Mato grosso do sul . Goias e Distrito federal onde fica Brasília , a capital do país. Com uma área de 1.606.371,505 km², a Região Centro-Oeste é um grande território, sendo a segunda maior região do Brasil em superfície territorial. Por outro lado, é a região menos populosa do país e possui a segunda menor densidade populacional, perdendo apenas para a Região Norte. Por abrigar uma quantidade menor de habitantes, apresenta algumas concentrações urbanas e grandes vazios populacionais.
    região Sul é a menor das regiões do pais Sua área terrestre é de 576 409,6 km²,[4] superior à da França, por exemplo, o quarto maior pais europeu Pertence ao Centro-Sul do Brasil É formada por três Estados: Rio Grande Do Sul , Santa Catarina e Paraná ; Limita-se ao sul com o Uruguai ; a oeste com a Argentina e o Paraguai ; a noroeste e ao norte com os Estados de Mato Grosso Do Sul e São Paulo ; a leste com o oceano atlântico.

    região Sudeste do : é a segunda menor Região do Pais, sendo maior apenas que a região Sul Ocupa 924 511,292 km², 1/10 da superfície do Brasil. É composta por quatro Estados: São Paulo, Minas Gerais , Rio de Janeiro e Espirito Santo . Limita-se ao norte e a nordeste com a Bahia a leste e ao sul com o oceano Atlântico a sudoeste com o Paraná ; a oeste com Mato Grosso Do Sul a noroeste com Goias e o Distrito federal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriel, assim como o trabalho do Roger, o seu também faltou comentar os problemas ambientais que existe nas regiões. É necessário acrescentar essa informação por que esse tema foi discutido em sala.

      Excluir
    2. Joice Sonoda Nº17 2ºA
      Éssa é a primeira parte poque não deu pra posta tudo junto professora. Região Sudeste - A mais evoluída economicamente do país.É formada pelos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. Concentra o maior número de habitantes,também é considerada a de maior importância econômica do país.Região com intenso desenvolvimento das indústrias de automóveis, metalúrgicas, alimentícia, tecnológica, etc. As áreas de serviço e comércio também se destacam.
      Em função do desenvolvimento urbano e agrícola, grande parte da vegetação nativa desapareceu. Destaca-se a Mata Atlântica na região litorânea.Sua paisagem é de morros", e os "pães de açúcar", que são montanhas de agulhas graníticas. O clima predominante no litoral é o tropical atlântico e nos planaltos, o tropical de altitude, com geadas ocasionais.O relevo planáltico do Sudeste fornece grande potencial hidrelétrico à região. Encontram-se ainda no Sudeste, em Minas Gerais, as nascentes de duas bacias hidrográficas: a do rio Paraná, que se origina da união dos rios Paranaíba e Grande, e a do rio São Francisco, que nasce na serra da Canastra. Existem rios de boa dimensão e grande volume d' água, alguns deles em parte poluídos, como o rio Tietê, aliás o único que corre em sentido contrário (leste-oeste).
      Em um dos estados da região sudeste que prevaleu a mineração,foi em Minas Gerais,porém está mineração foi feita de maneira prejudicial ao meio ambiente,em especial a água,pois,foram lançados nos rios mineiros que não eram aproveitado do ouro,contendo arsênio que é um elemento químico prejudicial a saúde.Também tem a questão da poluição das praias dessa região,sendo os estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo os mais conhecidos pelas belas praias.Porém,estas praias vem sendo ameaçadas pela poluição proveniente das indutrias,residências e até mesmo do lixo hospitalar.
      Região Sul-Formadas pelos estados do Paraná,Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Predomina o clima tropical, no restante da Região Sul o clima predominante é o subtropical, responsável pelas temperaturas mais baixas do Brasil. A vegetação acompanha essa variação da temperatura: nos locais mais frios predominam as matas de araucária (pinhais) e nos pampas, os campos de gramíneas.
      Recebem diversas indústrias ligadas ao setor de autopeças. A região possui ainda grande potencial hidrelétrico, destacando-se a usina de Itaipú, no rio Paraná, na fronteira com o Paraguai.A agropecuária continua a desempenhar importante papel na economia da região. A vegetação rasteira típica da região contribui para a criação de rebanhos bovinos, principalmente nos pampas gaúchos. A criação de aves e suínos também é significativa, sobretudo no Paraná - onde também é expressivo o extrativismo, especialmente de madeira de pinho - e no oeste de Santa Catarina, que abriga abatedouros e frigoríficos. Algumas das maiores indústrias brasileiras de alimentos estão nessa região.
      Em Santa Catarina ainda se utiliza a mineração,que está comprometendo os rios e lencóis freáticos da região,pois é neles que são lançados sedimentos e produtos químicos nocivos a natureza e ao homem.

      Excluir
    3. #Segunda parte-Região Nordeste-É a região brasileira que possui o maior número de estado: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Pernambuco,Rio Grande do Norte e Sergipe.Uma das características do relevo nordestino é a existência de dois antigos e extensos planaltos, o Borborema e a bacia do rio Parnaíba e de algumas áreas altas e planas que formam as chamadas chapadas, como a Diamantina. Entre essas regiões ficam algumas depressões, nas quais está localizado o sertão, região de clima semi-árido.A vegetação nordestina vai desde a Mata Atlântica no litoral até a Mata dos Cocais no Meio Norte, com ecossistemas como os manguezais, a caatinga, o cerrado, as restingas, dentre outros, que possuem fauna e flora exuberantes, diversas espécies endêmicas e animais ameaçados de extinção.Na região nordestina foram instaladas ''cacimbas'' para tentar solucionar o problema das secas,porém a construção de represas/açudes tem sido considerado melhor.
      Região Norte-Formada por sete estados: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. A Região Norte está localizada na região geoeconômica da Amazônia entre o Maciço das Guianas (ao norte), o planalto Central (ao sul), a Cordilheira dos Andes (a oeste) e o oceano Atlântico (a nordeste). Na região predomina o clima equatorial com exceção do norte do Pará, do sul do Amazonas e de Rondônia onde o clima é tropical.Na Região Norte está localizado um importante ecossistema para o planeta: a Amazônia. Além da Amazônia, a região apresenta uma pequena faixa de mangue (no litoral) e alguns pontos de cerrado, e também alguns pontos de matas galerias.Possui uma área de 3.659.637,9 km², que corresponde a 42,27% do território brasileiro, sendo a maior região brasileira em superfície. Nesta região estão localizados o maior e o segundo maior estado do Brasil, respectivamente Amazonas e Pará, e também os três maiores municípios do Brasil em área territorial, Altamira, Barcelos e São Gabriel da Cachoeira, possuem cada um mais 100.000km², tal extensão tem a área superior a aproximadamente 105 países do mundo, um a um, e ainda maior que os estados de Alagoas, Sergipe, Rio de Janeiro e Espírito Santo juntos.Um dos problemas da região é a caça ao peixe-boi,feita por indígenas.Além da caça,as ´principais ameaças ao peixe-boi são a destruição e a degradação do habitat e pela liberação de mercúrio e agrotóxicos nos rios pela exploração de gás e óleo.As pessoas habitam áreas ribeirinhas e os resíduos gerados por essa poluição são ançados no rio,e dele é retirada a água para o consumo doméstico.

      Excluir
    4. #Terceira e ultima parte-Região Centro-Oeste- Dividida em 4 unidades federativas: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal.Grande território, sendo a segunda maior região do Brasil em superfície territorial. Por outro lado, é a região menos populosa do país e possui a segunda menor densidade populacional, perdendo apenas para a Região Norte. Por abrigar uma quantidade menor de habitantes, apresenta algumas concentrações urbanas e grandes vazios populacionais.Como em quase todo o território brasileiro, o relevo da região é marcado por unidades suaves, raramente ultrapassando mil metros de altitude. O relevo da Região Centro-Oeste é composto por três unidades dominantes:Planalto Central,Planalto Meridional,Planície do Pantanal.O clima da região Centro-Oeste do Brasil é tropical, quente e chuvoso, sempre presente nos Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás. A característica mais marcante deste clima quente é a presença de um verão chuvoso, entre os meses de outubro a março, e um inverno seco, entre os meses de abril a setembro.A Região Centro-Oeste é drenada por muitos rios, agrupados em três grandes bacias hidrográficas:Bacia Amazônica:, em Mato Grosso, para onde se deslocam rios colossais, como o Xingu, ou rios que formam principais afluentes do rio Amazonas, como o Juruena e o Teles Pires que formam o rio Tapajós;Bacia do Tocantins-Araguaia, ocupando o norte e o ponto mais a oeste de Goiás e o extremo leste de Mato Grosso;Bacia Platina, subdividida em suas bacias hidrográficas: a bacia do rio Paraná e a bacia do rio Paraguai, no restante da região. A maior parte da região, entretanto, é ocupada pelo cerrado, tipo de savana com gramíneas altas, árvores e arbustos esparsos, de troncos retorcidos, folhas duras e raízes longas, adaptadas à procura de água no subsolo. A maior parte da região, entretanto, é ocupada pelo cerrado, tipo de savana com gramíneas altas, árvores e arbustos esparsos, de troncos retorcidos, folhas duras e raízes longas, adaptadas à procura de água no subsolo.

      Excluir
  33. Atividade encerrada dia 30 de agosto. No entanto alguns alunos postaram suas conclusões nesse mês e foi aceita.
    Tafera encerrada

    ResponderExcluir