terça-feira, 17 de julho de 2012

Lua

De ano para ano, nunca a lua parece mudar. Crateras e outras formações parecem ser permanentes agora, mas a lua nem sempre foi assim. Graças a Lunar Reconnaissance Orbiter da NASA, agora temos um olhar melhor um pouco da história da lua. Saiba mais neste vídeo!

Material enviado pelo Professor de Física Leonardo Zanoni.

Um comentário:

  1. A Lua (do latim Luna) é o único satélite natural da Terra, situando-se a uma distância de cerca de 384.405 Km do nosso planeta. Seu perigeu máximo é de 356.577 km, e seu apogeu máximo é de 406.655 km.
    Visto da Terra, o satélite apresenta fases e exibe sempre a mesma face, fato que gerou inúmeras especulações a respeito do teórico lado escuro da Lua, que na verdade fica iluminado quando estamos no período chamado de Lua nova. Seu período de rotação é igual ao período de translação. A Lua não tem atmosfera e apresenta, embora muito escassa, água no estado sólido (em forma de cristais de gelo). Não tendo atmosfera, não há erosão e a superfície da Lua mantém-se intacta durante milhões de anos. É apenas afetada pelas colisões com meteoritos.
    É a principal responsável pelos efeitos de maré que ocorrem na Terra, em seguida vem o Sol, com uma participação menor. Pode-se dizer do efeito de maré aqui na Terra como sendo a tendência de os oceanos acompanharem o movimento orbital da Lua, sendo que esse efeito causa um atrito com o fundo dos oceanos, atrasando o movimento de rotação da Terra cerca de 0,002 s por século, e, como consequência, a Lua se afasta de nosso planeta em média 3 cm por ano.
    A Lua é, proporcionalmente, o maior satélite natural do nosso Sitema solar. Sua massa é tão significativa em relação à massa da Terra que o eixo de rotação do sistema Terra-Lua encontra-se muito longe do eixo central de rotação da Terra. Alguns astrônomos usam este argumento para afirmar que vivemos em um dos componentes de um planeta duplo, mas a maioria discorda, uma vez que para que um sistema planetário seja duplo é necessário que seu eixo de rotação esteja fora dos dois corpos.


    Como você já sabe, a Lua e um astro iluminado, não tem luz própria.Ela reflete a luz que recebe do Sol. Acontece que, durante a movimentação do planeta e seu satélite, a face da Lua voltada para a Terra pode estar pouco iluminada.
    Assim, podemos ver a lua iluminada no todo ou em parte e também podemos vê-la não iluminada. Essas situações de maior ou menor ou, ainda, de nenhuma iluminação que vemos no nosso satélite são as chamadas fases da lua.


    Mais informações no site:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Lua

    ResponderExcluir